Com o mundo digital mais avançado trabalhando a favor da medicina, no cenário da Ortodontia brasileira não seria diferente. Uma grande mudança está acontecendo: as técnicas de avaliação de imagens tridimensionais estão evoluindo para um novo estágio que vai levar a Ortodontia para um plano de excelência superior.
-
-
Recentemente, estabeleceu-se no mercado odontológico uma nova categoria de exames dedicados a face. A inclusão da Tomografia Computadorizada – que sempre esteve mais associada ao diagnóstico médico e presente, na maior parte, nos hospitais – chega enfim a Odontologia. A Tomografia Cone Beam, como está sendo conhecida essa nova técnica, possibilita uma visualização das estruturas ósseas com mais precisão, recriando a anatomia real dos pacientes com uma dose de radiação bem inferior à médica. Sem as sobreposições e distorções das técnicas radiográficas convencionais, é possível agregar qualidade aos resultados finais dos tratamentos. Em Curitiba, já existem dois equipamentos de Tomografia da Face que, diferente dos tradicionais, realiza imagens do paciente na posição vertical.
Essas novas tecnologias conhecidas como high-tech vão auxiliar dentistas a desenvolver tratamentos 100% adaptados. A utilização de programas da computação gráfica tridimensional que utilizam os arquivos eletrônicos gerados pelos tomógrafos possibilita uma simulação real do processo, sendo possível realizar movimentos que avaliam situações pós-tratamento. Essa modalidade eleva o nível de qualidade nos resultados dos serviços prestados aos pacientes que utilizam aparelhos dentários – já que serão construídos de forma customizada, respeitando as particularidades de cada um – ou que precisem de cirurgias, implantes e próteses dentárias, além de trazer um tratamento mais confortável, rápido e eficaz. Tanta tecnologia faz com que as responsabilidades dos profissionais não sejam apenas um sorriso bonito. Eles passam a desempenhar um papel de “médicos da face”, atentando também para tratamentos que obtenham além de uma oclusão (mordida) adequada, um rosto harmônico, vias aéreas saudáveis e que permitam uma respiração normal, sem a presença das chamadas apnéias.
No Brasil, os dentistas Mauricio Accorsi, de Curitiba, Marcelo Cavalcanti, da Universidade de São Paulo (USP) e Leandro Velasco, do Hospital da Face em São Paulo, são os pioneiros no uso dessas tecnologias na América Latina. No Paraná, Accorsi – Mestre em Ortodontia pela USP –, é quem está trazendo a novidade. Recentemente, ele foi autor de importantes capítulos sobre Ortodontia no livro “Diagnóstico por Imagem da Face”, do Dr. Marcelo Cavalcanti, professor livre docente da Universidade de São Paulo. Lançado em abril desse ano, em breve o livro terá uma segunda edição. Por ser considerada primeira referencia mundial sobre o assunto, para o futuro, serão lançadas também versões em inglês e espanhol.
-
-
Fonte : Fator Brasil
Literatura Recomendada:
Diagnóstico Por Imagem da Face-Marcelo Cavalcanti
-
-