O HIPP – Hospital Infantil Público de Palmas Dr. Hugo Rocha da Silva, comemora um ano de tratamento odontológico em crianças com necessidades especiais sob anestesia geral, em ambiente hospitalar. Somente este ano 50 procedimentos foram realizados.
-
-
Para comemorar o trabalho realizado no Hospital, os cirurgiões dentistas realizaram uma programação especial em alusão ao Dia do Cirurgião Dentista, que iniciou na manhã de segunda-feira, 22, no pátio do Hospital, com um café da manhã. Participaram do evento a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, secretário Executivo, Gastão Neder, cirurgiões dentistas e demais profissionais de saúde.
Na ocasião, a secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva, destacou a importância do Hospital Infantil, para o atendimento de saúde das crianças do Estado.
A coordenadora de odontologia do HIPP, Kátia Negre, relembrou o início da implantação do serviço no Hospital, destacou as dificuldades enfrentadas e alegria de poder esta realizando este trabalho. “Temos certeza de estarmos executando o que de mais precioso existe para um odontólogo na saúde, que é o alivio da dor e o restabelecimento de um sorriso”, disse.
-
-
O Serviço
O trabalho da equipe de cirurgiões dentistas no centro cirúrgico no Hospital Infantil teve inicio em outubro de 2011, após ser verificado a necessidade de implementação do serviço de atendimento a pacientes com necessidades especiais, que precisam de procedimentos odontológicos sob anestesia geral ou sedação. Esses pacientes apresentam uma ou mais limitações temporárias ou permanentes de ordem intelectual, física sensorial ou emocional, que os impedem de serem submetidos a uma situação odontológica convencional.
Estes atendimentos quando não realizados, podem causar a morbimortalidade, pois os mesmos não podem ser tratados nos outros níveis de assistência.
São atendidas crianças com idade inferior a 12 anos, onde além de passarem por tratamento odontológico sob anestesia geral, os cirurgiões dentistas prestam assistência odontológica ao paciente acamado como rotina, acompanhamento de pacientes egressos de clínicas especializadas e tratamento ambulatorial de usuários que tenham que ser atendidos em ambiente hospitalar.
Fonte: Assessoria de imprensa
-
-