fbpx

Para um 2011 melhor

Parece que foi ontem que estávamos falando da chegada do ano de 2010. E ele já está se esvaindo. Realmente a vida tem passado rápido demais. Quando vemos nossos filhos já cresceram, o cabelo começa a embranquecer e a cair, o corpo a não mais responder como antes.

Parece que foi ontem que estávamos falando da chegada do ano de 2010. E ele já está se esvaindo. Realmente a vida tem passado rápido demais. Quando vemos nossos filhos já cresceram, o cabelo começa a embranquecer e a cair, o corpo a não mais responder como antes. Fim de ano é sempre tempo de reflexão. Embora estejamos no momento de sair da primavera para entrar no verão, nossa mente está para sair do outono e entrar no inverno. É tempo de dar uma parada para poder prestar atenção nas coisas que aconteceram e pensar no que virá.
O poeta Carlos Drummond de Andrade em seu poema Receita de Ano Novo (que aparecerá, em partes, citado entre parênteses, neste texto) nos alerta que o simples fato de um novo ano não mudará situação nenhuma. O mundo, a nossa vida, os nossos relacionamentos não melhoraram pelo simples fato de sairmos de um 31 de dezembro de 2010 e entrarmos em um 1º de janeiro de 2011 (Não precisa […] acreditar que por decreto de esperança a partir de janeiro as coisas mudem e seja tudo claridade, recompensa, justiça entre os homens e as nações, liberdade com cheiro e gosto de pão matinal, direitos respeitados, começando pelo direito augusto de viver). É preciso mais. É preciso se colocar a caminho do que se deseja.
Sabemos que muitos querem um mundo melhor, querem uma vida melhor, mas nada fazem. Albert Einstein já dizia que, para ele, insana é a pessoa que espera resultados diferentes, mas que continua fazendo as mesmas coisas. Para um 2011 melhor, é preciso buscar o que se deseja, é preciso plantar, cuidar e esperar pelo processo de construção daquilo que será (Para ganhar um Ano Novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente.)
Realmente não é fácil, mas é como eu sempre digo, usando as palavras de Humberto Gessinger, “se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seriam ruim”. Existem e existirão pedras em nossos caminhos. Para usá-las como o caminho das pedras ou para enfrentá-las, quando se apresentam como pedras no caminho, precisamos da ajuda alheia. Não podemos nos esquecer dos nossos relacionamentos. Amizades sinceras, pessoas em que confiamos e que confiam em nós, são fundamentais para o nosso sucesso, assim como somos importantes, com o fruto do nosso trabalho, para o sucesso de muitas outras pessoas.
Desta forma, faça por merecer um 2011 completo, cheio de alegrias e realizações. Põe-se a caminhar na direção do que deseja. Pense, faça, seja! O mundo não espera pelos indecisos. O mundo não aceita os covardes. O mundo não perdoa os preguiçosos.
Assim , desejo a você, Cirurgião Dentista, ou de qualquer outra profissão que seja, não importa, que tenha força, coragem, poder de decisão, vontade de fazer um 2011 diferente para melhor, mesmo que sua vida já esteja boa, pois, como Drummond termina o poema: “É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre” . Um grande abraço e meus sinceros agradecimentos a você, leitor, que muitas alegrias me deu neste ano pelo fato de ler o que escrevo.

-

-

Aproveito para agradecer o Odontosites pelo espaço que me cede para expor as minhas ideias. Um grande abraço a todos, um feliz Natal e um 2011 cheio de realizações!

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.