Na Páscoa, quando a celebração da vida tem como um de seus símbolos os ovos de chocolate, é preciso reforçar os cuidados com a saúde bucal e, por tabela, ganhar mais saúde, tanto de crianças quanto de adultos. Após a ingestão do doce, deve ser feito o uso do fio dental e a escovação dos dentes, para evitar a placa bacteriana, causadora das cáries. Escolha do tipo de chocolate também é importante
Para os cristãos, a Páscoa é sinônimo de renovação, época em que é festejado o renascimento de Jesus Cristo. É também um período de reflexão, não só espiritual, mas também física. Pode ser uma época boa para mudança de hábitos, cuidar mais da saúde integral, que não existe sem a saúde bucal, já que na Páscoa são consumidas toneladas de chocolate. Com a aproximação da data, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO) alerta para os riscos do consumo exagerado de açúcar sem os devidos cuidados com a saúde bucal. Ou seja:, é preciso limpar os dentes em todos os lados e isso só é possível com o uso do fio dental, em primeiro lugar,para depois entrar com escova e creme dental. Cuide-se!
Cada brasileiro consome 2,2 kg/ano
Somente no primeiro semestre de 2012 – período que inclui a Páscoa –, de acordo com a
Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicad), a produção nacional de chocolates totalizou mais de 228 mil toneladas, 4,2% maior se comparado aos mesmos meses de 2011. Segundo a Abicad, o Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo e o quarto em consumo, sendo que cada brasileiro ingere, em média, 2,2 kg de chocolate ao ano.
-
-
15 minutos… e a placa bacteriana age
Para não estragar a Páscoa e manter a saúde bucal mesmo com a alta ingestão de chocolates e guloseimas, é importante não descuidar da limpeza da boca. Você sabia que bastam apenas 15 minutos para que a placa bacteriana comece a agir? Por isso, qualquer ingestão de alimento precedida de mastigação, especialmente as de produtos ricos em sacarose, do uso do fio dental e da escovação dos dentes. Sendo assim, a higienização precisa ser feita até 15 minutos depois de o chocolate ser ingerido, especialmente antes de dormir, já que o fluxo salivar, que ajuda na limpeza, diminui durante o sono.
Escolha do chocolate e escovação indicada
A escolha do chocolate também é importante para a saúde bucal. Os meio amargos e ao leite têm menos açúcar e oferecem menos “matéria-prima” para as bactérias da boca produzirem o ácido que causa a cárie. Os chocolates sem recheio também são menos prejudiciais, pois grudam menos no dente e são mais fáceis de serem removidos.
Por falar nisso, para quem usa aparelho ortodôntico é um problema, pois as peças coladas nos dentes, os anéis cimentados nos posteriores, fios e outros acessórios fazem com que aumentem as áreas de retenção dos alimentos, provocando, assim, maior acúmulo de placa bacteriana. Para estes casos, os especialistas recomendam uma escovação ajustada individualmente pelo cirurgião-dentista.
Na hora da limpeza, evite o vai-e-vem
A escovação em vai-e-vem deve ser evitada, pois machuca a gengiva e provoca erosão nos dentes. Já os movimentos no sentido da gengiva para os dentes ajudam a remover a placa e a manter a gengiva saudável.
Apesar dos riscos que o consumo exagerado de doces acarreta à saúde bucal e a qualquer dieta, o chocolate tem um lado irresistível porque proporciona benefícios ao organismo. Com seu alto poder oxidante, estimula a produção do neurotransmissor feniletilamina, combate a insônia, e dá a sensação de bem-estar. Por isso, a tradição de comer ovos de chocolate na Páscoa pode ser mantida e pode ser algo saudável, mas é importante não descuidar da saúde bucal.
Associação Brasileira de Odontologia – ABO Nacional
, Entidade sem fins lucrativos dedicada à defesa da classe odontológica e da saúde bucal da população, a Associação Brasileira de Odontologia (ABO Nacional) congrega 321 células, sendo 27 Seções (em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal) e 294 Regionais, com 85 Escolas de Educação Continuada e 1.500 consultórios odontológicos instalados. Nestes espaços, são oferecidos atendimentos à população, gratuitos ou a preços de custo de materiais,cumprindo sua função social de serviço à comunidade. A entidade realiza cerca de 10 congressos por ano, em vários Estados brasileiros, reunindo mais de 50 mil participantes nestes eventos.
Mais informações no Portal ABO: www.abo.org.br
Fonte: Edita Br
-
-