fbpx

Pasta para clarear dentes limpa só superfície do esmalte, diz dentista

O conhecido clareamento caseiro, apesar de ser feito pelo próprio paciente em casa, é supervisionado do começo ao fim por um dentista

O desejo por uma boca perfeita com dentes sem manchas tem aumentado nos últimos anos. Muito dessa procura deve-se, principalmente, aos avanços tecnológicos que oferecem resultados satisfatórios, com uso de produtos que vão desde pastas caseiras a tratamentos mais elaborados. A maior parte das pastas, no entanto, limpa a superfície do esmalte, dando a sensação de dentes mais claros. Todas devem ser utilizadas sob orientação do profissional.

-

-


Segundo a dentista Patrícia Freitas, professora doutora da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP), esse tipo de produto é apenas um auxílio para a remoção das manchas, por ter baixa concentração de peróxido de hidrogênio, substância que clareia os dentes, e pelo curto tempo de contato com a superfície do dente. Há também as pastas com sílica hidratada, carbonato de cálcio e óxido de alumínio. Seja lá qual for, o profissional deve acompanhar o tratamento, porque elas podem provocar desgaste no esmalte e causar, inclusive, amarelamento no futuro.


O conhecido clareamento caseiro, apesar de ser feito pelo próprio paciente em casa, é supervisionado do começo ao fim por um dentista, que faz um molde especial para cada pessoa, denominado moldeira, onde é depositado o gel que envolve o dente. O profissional orienta sobre a aplicação do produto e o tempo de permanência, e acompanha o andamento do tratamento. A professora doutora Ivete Jorge Abrahão, titular de endodontia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), o recomenda para pessoas que necessitam de um clareamento suave, ou seja, que não possuem um escurecimento severo dos dentes.


A vantagem de se fazer o clareamento no consultório é a rapidez. Normalmente, é realizado em duas sessões, pois a concentração do ativo clareador é mais alta e, muitas vezes, é acompanhado de laser ou LED, equipamentos que aquecem e ajudam a aumentar a eficiência da ação do agente clareador, destaca a professora Ivete. Alguns casos demandam mais sessões. Mas há também aqueles em que, com apenas uma aplicação, os dentes já ficam perfeitos.

-

-


Fonte: Site Abril – Ciência e Saúde

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.