O prefeito Eduardo Leite participou na tarde desta quarta-feira (9), na UBS Santa Terezinha, na Zona Norte do Município, do ato que marcou o início do atendimento do 50º consultório odontológico da rede municipal – 45 em UBSs e cinco em escolas. A prefeitura vai investir pesado na área odontológica, em prevenção, mas também em tratamento e reabilitação. “Este gabinete pode ser pequeno, mas é simbólico do foco do nosso governo, de garantir saúde bucal na hora em que o cidadão precisar”, destacou Eduardo.
-
-
Também participaram da solenidade a secretária de Saúde, Arita Bergmann, os supervisores da Gerência de Saúde Bucal, Leandro Thurow e Mariane Baltassare Laroque; Rosimeri Botelho de Oliveira, da Associação de Moradores da Santa Terezinha, e a dentista que atenderá no local, Rosi Meri Campos Rodeghiero.
Nos meses de janeiro e fevereiro, período de férias, o serviço odontológico na UBS Santa Terezinha, localizado à rua São Miguel, 5, estará disponível às segundas-feiras à tarde e às quartas-feiras pela manhã.
-
-
A secretária Arita Bergmann recordou que o Posto de Saúde foi reinaugurado em 23 de outubro último – antes funcionava em outro endereço, com serviço a cargo da UCPel -, fruto da mobilização da comunidade local, que fez um expressivo abaixo-assinado pedindo urgência na reabertura da UBS. A gestora informou que a partir de agora, a unidade passará a contar com mais uma médica clínica geral e que já foi encaminhado pedido para contratação de pediatra. Para colocar em funcionamento o gabinete de odontologia, a casa precisou passar por adaptações na rede de água e de esgoto e no compressor à rede elétrica.
Alta Tecnologia
A rede conta atualmente com 66 cirurgiões-dentistas e 8 auxiliares de Saúde Bucal, que atendem pacientes de todas as idades, realizando procedimentos básicos, como exames, restaurações, cirurgias, limpezas, aplicação de flúor, etc. Além de atividades educativas com instrução de higiene oral e distribuição de escovas e creme dental.
O equipo odontológico instalado na UBS Santa Terezinha é um dos 6 novos equipamentos completos, de alta tecnologia, que a Gerência de Saúde Bucal (SMS) acaba de receber, mediante a adesão ao Programa “Brasil Sorridente”, do Ministério da Saúde. Cada equipo é composto de cadeira odontológica, mocho e kit de pontas. Quatro equipos já foram substituídos nas seguintes Unidades Básicas de Saúde: Colônia Cordeiro de Farias, Colônia Cerrito Alegre, Barro Duro e Simões Lopes.
A adesão de Pelotas ao Brasil Sorridente já possibilitou outras conquistas, como a criação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, o serviço de radiologia odontológica e o Centro de Especialidades Odontológicas Jequitibá (através do qual são oferecidos serviços de média complexidade, como tratamento de canal, tratamento especializado de gengiva, tratamento para pacientes portadores de necessidades especiais, cirurgias e diagnóstico e tratamento do câncer).
-
-
Também já estão credenciados Serviços de Prótese Dentária, com oferta de próteses totais (dentaduras), próteses parciais removíveis (pontes móveis) e próteses intrarradiculares fixas (pivôs), cujo início da oferta do serviço depende da habilitação do Ministério da Saúde.
Fonte: Assessoria Imprensa