O periódico Journal of Applied Oral Science, publicado pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), foi indexado na base de dados Medline, aumentando sua visibilidade internacional.
-
-
Com a inserção, os artigos da revista poderão ser acessados via PubMed, serviço da Biblioteca Nacional de Medicina, dos Estados Unidos. A página do PubMed disponibilizará acesso gratuito ao conteúdo integral dos artigos.
O Journal of Applied Oral Science, que está disponível também na biblioteca eletrônica SciELO (Bireme-FAPESP), divulga avanços científicos e tecnológicos da comunidade odontológica e áreas correlatas. O corpo editorial da revista recebe apenas artigos em língua inglesa e, seguindo as regras dessas bases e índices de qualificação de periódicos, apenas de 20% a 30% dos artigos publicados são de autoria de pesquisadores da FOB, sendo o restante proveniente das principais universidades do Brasil e do exterior.
Segundo o diretor da faculdade, Luiz Fernando Pegoraro, o reconhecimento internacional da revista reflete o crescimento da importância que a faculdade tem dado à pesquisa científica. Entre as áreas de destaque investigadas estão os trabalhos clínicos, as pesquisas básicas e o campo da prevenção, com destaque para estudos sobre regeneração tecidual utilizando células-tronco e sobre a aplicação de laser no tratamento de uma série de patologias.
-
-
Constituída por seis departamentos de ensino, a FOB mantém oito programas de pós-graduação, nos níveis de mestrado e doutorado, envolvendo diferentes áreas de conhecimento da odontologia e da fonoaudiologia.
A Medline é uma base de dados da literatura internacional da área médica e biomédica que contém referências bibliográficas e resumos de mais de 4,5 mil títulos de revistas publicadas em mais de 70 países. Contém aproximadamente 11 milhões de registros da literatura, que cobrem as áreas de medicina, biomedicina, enfermagem, odontologia, veterinária e ciências afins.
Journal of Applied Oral Science: www.fob.usp.br/jaos
Fonte: Agência FAPESP
-
-