Pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) estão realizando um estudo para compreender a relação entre os fatores socioeconômicos e a percepção sobre saúde bucal relacionados à cárie dentária, condição periodontal e fluorose dentária em crianças de 12 anos da rede pública e privada de ensino em Manaus.
-
-
A preocupação com o tema surgiu depois de um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, em 2008, que revelou que cerca de 80% a 90% das cantinas escolares municipais e estaduais tinham produtos com sacarose. Os dados, que fazem parte do Projeto SB Brasil, mostram a necessidade de ações efetivas de uma política de saúde bucal que privilegie, em especial, a população de baixa renda, por conta da elevada prevalência de cárie no país.
Sob a coordenação da Mestra em Saúde Pública pela Fiocruz, Lauramaris de Arruda Régis Aranha, o estudo pretende avaliar a saúde bucal das crianças e, em seguida, captar informações com seus pais ou responsáveis. A partir disso, será possível estabelecer um parâmetro entre as condições socioeconômicas dessas famílias e relacioná-as à condição bucal dos filhos.
O estudo será realizado em 661 crianças, sendo 609 de escolas públicas e 52 de instituições privadas, todas residentes em Manaus. A pesquisa está em andamento com previsão de término para o segundo semestre de 2010.
-
-
Fonte: D24am.com