A Divisão de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu iniciou na última terça-feira (13), uma pesquisa de campo para avaliar a saúde bucal dos moradores do município. A ação faz parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – Projeto SB Brasil 2010, que vai permitir um diagnóstico atual da saúde bucal dos brasileiros. A pesquisa envolve 177 cidades sorteadas para participação, além de municípios voluntários.
-
-
Com os dados obtidos, que são sigilosos e não identificam a pessoa examinada, poderemos traçar o perfil epidemiológico da saúde bucal no município, e assim definir as estratégias de prevenção e tratamento das doenças bucais para os próximos dez anos, podendo influenciar até nos níveis de fluoretação das águas da cidade, diz o coordenador municipal do SB Brasil 2010, Leonardo Keiti Okuno.
As equipes de pesquisadores são formadas por dentistas e auxiliares, que vão trabalhar com equipamento do IBGE (palmtop), nos quais os dados das avaliações são imediatamente inseridos. A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população, para que recebam bem os pesquisadores e aceitem a avaliação, que vai abranger pessoas de cinco a 74 anos. Os dentistas vão observar problemas bucais diversos nas diversas faixas etárias, (cárie, gengivite, perda óssea, traumatismo, fluorose, agravo de raiz, coroa).
A iniciativa faz parte de uma estratégia de vigilância epidemiológica dos principais agravos de saúde bucal da população brasileira. Trata-se de uma iniciativa do SUS, em conjunto com Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, em parceria com o IBGE, Cecol, conselhos e associações de odontologia. Os resultados devem ser conhecidos até o final deste semestre. Informações podem ser obtidas no site.
-
-
Fonte: Agência Municipal de Notícias
Leia Também: