fbpx

Pesquisa indica excesso de chumbo em papel do filme radiográfico periapical

pesquisa mostrou que o metal solta-se com grande facilidade do papel. Portanto, ao contrário do que recomendam os fabricantes, ele não deveria ser reciclado ou descartado sem cuidados especiais.


Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da USP detectaram pela primeira vez chumbo nos papéis que recobrem as películas radiográficas usados por cirurgiões-dentistas em radiografias da boca, especificamente dos dentes e osso adjacente. O papel, um dos componentes de um filme radiográfico periapical introduzido na boca, costuma ser descartado em lixo comum, sem cuidados de proteção, oferecendo riscos a quem o manuseia e ao meio ambiente. A concentração de chumbo no papel é de 991 partes por milhão, dez vezes maior do que a permitida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para materiais descartados no lixo comum. O chumbo altera o sistema nervoso, danifica os rins, causa anemia, diminui a fertilidade e atravessa a placenta e também aumenta a agressividade.

-

-


A pesquisa mostrou que o metal solta-se com grande facilidade do papel. Portanto, ao contrário do que recomendam os fabricantes, ele não deveria ser reciclado ou descartado sem cuidados especiais.


filme radiográfico periapical usada na radiografia é recoberta por um plástico que protege o paciente de ser contaminado. Os cientistas descobriram que quando o raio atravessa o filme radiográfico periapical, acaba fazendo com que o metal contamine o papel. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga que a camada de chumbo e de prata seja descartada corretamente, mas permite que o papel seja lançado em lixo comum. Segundo o estudo, não há estimativas da quantidade de papel utilizada pelos 228.579 dentistas cadastrados na Conselho Federal de Odontologia (CFO).


Descarte – Atualmente, pesquisadores do Laboratório de Gerenciamento de Resíduos Odontológicos (Lagro), onde foi desenvolvida a pesquisa, desenvolvem um método para descontaminar o papel. O papel do filme radiográfico periapical deve ser encaminhado para laboratórios especializados em recuperar chumbo.  Quem mora na região de Ribeirão Preto pode encaminhar os resíduos para o Lagro, localizado na Avenida do Café, sem número, na FORP.

-

-


Cuidados – Recomenda-se que profissionais que manuseiam a filme radiográfico periapical usem luvas de látex e máscaras específicas para proteger do chumbo.


O estudo teve a participação dos professores Jesus Djalma Pécora, coordenador do Lagro, de Márcia da Veiga, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, e de Reginaldo S. Silva, da FORP. A pesquisa foi publicada no Journal of Hazardous Materials e está disponível para consulta no site da ScienceDirect.


Mais informações: (16) 8154-6189  , (16) 3602-4145 , defcg@usp.br


Fonte: Jornal do site

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.