Até então, os cirurgiões dentistas tinham o trabalho de avaliar o resultado dos clareamentos dentais através da comparação visual, que pode gerar dúvidas.
-
-
Muitas vezes acontece do paciente esquecer o quanto seus dentes eram escuros e achar que o procedimento não foi tão efetivo. Com o ScanWhite o profissional e o paciente vão medir cientificamente o nível de melhora na cor dos dentes após o clareamento. O ScanWhite é o primeiro software especialmente desenvolvido para avaliação do nível de clareamento dental. Fundamenta-se na comparação de imagens digitais, obtidas através de uma câmera fotográfica. Foi especialmente desenvolvido para interpretar a cor das áreas selecionadas das imagens e realizar a comparação das mesmas tomando como referência o universo das tonalidades de cores disponíveis no mercado odontológico.
Uma revolução na forma de avaliar o clareamento dental, pois a partir de agora o dentista pode medir com precisão qual foi a porcentagem de resultado e quanto níveis de cores foram atingidos. Nos retornos ao dentista, após seis meses e um ano será possível avaliar com precisão se existe a necessidade de novas sessões de clareamento ou não.
Outro fator importante está ainda na parte dos estudos científicos. Pesquisas com a utilização do ScanWhite permitirão definir com exatidão qual é a melhor técnica e equipamento de clareamento a ser usado nos pacientes. Isto significa mais segurança, menor nível de sensibilidade e técnicas mais efetivas, ou seja, um sorriso branco e brilhante com menos tempo e muito mais conforto.
-
-
Pesquisadores
O ScanWhite foi desenvolvido através de uma parceria entre pesquisadores e cientistas da Faculdade de Odontologia de Araraquara – Unesp e Faculdades Isoladas de Araraquara – Logatti, inclusive envolvendo um acadêmico em sua criação. Pela área odontológica apresentamos o professor doutor Osmir Batista de Oliveira Junior, coordenador de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado em Dentística Restauradora da Universidade Estadual Paulista ” Júlio de Mesquita Filho” – Unesp de Araraquara. Além de professor Osmir concentra seus interesses nas áreas de Odontologia Estética, Empreendedorismo e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para odontologia.
Esta inovação tecnológica já tem o seu registro concedido oficialmente junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), ou seja, o software ScanWhite já é uma inovação reconhecida e patenteada.
Este lançamento foi o único projeto PIPI FAPESP aprovado para a cidade de Araraquara, que resultou em um auxílio de R$ 250.000,00 (duzentos e cinqüenta mil reais) para que esse estudo pudesse ser oferecido para todos os cirurgiões dentistas de mundo todo, através desse software que será lançado oficialmente no próximo Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, um dos maiores eventos científicos odontológicos mundiais que acontece no período de 24 a 28 de janeiro deste ano.
-
-
Fonte:Jornal de Araraquara