Teve início na tarde desta segunda-feira (14) e, segue até o próximo dia 18, em Pindamonhangaba, o 1º Simpósio sobre Saúde Bucal Coletiva.
-
-
O evento, que é uma realização da prefeitura e da FAPI – Faculdade de Pindamonhangaba, acontece no Centro Clínico “Dr. Geraldo Alckmin” – dependências da faculdade – Campus Centro.
Dentre os convidados, o evento conta com a participação do professor doutor Jaime Cury – titular da faculdade de odontologia de Piracicaba (Unicamp) – e autor de diversas publicações das áreas de cariologia e flúor.
Coletiva
Na manhã desta segunda (14), o doutor Jaime Cury fez uma visita ao gabiente do prefeito João Ribeiro, onde concedeu uma coletiva à imprensa – entre os assuntos abordados, estava o Sistema Municipal de Vigilância Sanitária da Fluoretação das Águas de Abastecimento Público – que será implantado, a partir deste mês, em Pindamonhangaba.
-
-
“Este sistema denominado ‘Heterocontrole’ é uma espécie de pesquisa adicional, complementar a já realizada pela Sabesp, que tem por finalidade avaliar a quantidade de flúor na água consumida pelos munícipes e, que junto com outros procedimentos tem reduzido o índide de carie no Brasil”, explicou Cury.
O prefeito João Ribeiro ressaltou que no município serão realizadas cinco coletas mensais, nos mesmos dias e horários – em pontos estratégicos.
“Aqui em Pinda realizaremos a coleta nas Unidades de Saúde da Família do bairro das Campinas, Maricá, Araretama, na Secretaria de Saúde e no Cisas, em Moreira César, sempre visando à qualidade da água que é ofrecida à polpolução”, frisou o prefeito – que acrescentou a importância de programas preventivos adotados pelo município, para redução dos índices de cárie: “Os resultados obtidos aqui em Pinda superam as expectativas da Oranização Mundial da Saúde, que prevê o número de 3 dentes atacados por cárie (em crianças de zero a doze anos) – em nossas crianças este número é de 1,7 – quase a metade do esperado pela OMS”, afirmou João Ribeiro.
No mesmo contexto, Cury destacou a relevância de um trabalho contínuo. “Este índice que Pindamonhangaba tem hoje é motivo de orgulho, mas, não devemos nos acomodar, e sim, trabalhar constatemente para que este número reduza ainda mais”, salientou.
-
-
A presidente do Fundo Social e também coordenadora do Programa Coletivo de Escovação Supervisionada e Aplicação Tópica de Flúor (desenvolvido nas escolas), Maria Angélica Ribeiro, enfatizou as ações de saúde bucal desenvolvidas pela prefeitura – ações estas, que “aumentaram o número de atendimentos, trazendo resultados positivos para o município”, – Pindamonahangaba é hoje referência em Saúde Bucal, na região sudeste.
Fluoretação
Os resultados das coletas de água para análise da quantidade de flúor (fluoretação) serão divulgados à população e à imprensa.
Esta análise já é feita pela Sabesp, que entrega um relatório dos resultados – para que a prefeitura tenha maior controle, esta análise será feita paralelamente pelo Departamento de Saúde.
Sobre o simpósio
Participam do simpósio profissionais da área odontológica da rede pública e privada do município, além de universitários e população geral, que têm interesse em assuntos ligados à Saúde Bucal.
Outras informações pelo telefone (12) 3645-3111 .