Um município piauiense tem se destacado quando o assunto é saúde bucal. Piripiri, localizada a 176 quilômetros de Teresina, acaba de ser escolhida pela Comissão do Programa Brasil Sorridente para receber uma premiação.
-
-
O motivo é o excelente trabalho desempenhado por gestores e dentistas na cidade. Por conta do reconhecimento, o prefeito da cidade de Piripiri, Odival Andrade, e o presidente do Conselho Regional de Odontologia-CRO-PI, Sérgio Pires, já se preparam para embarcar rumo à Brasília. Eles receberão das mãos do presidente Lula, no próximo dia 08, no Palácio do Planalto, a menção honrosa do Prêmio Brasil Sorridente.
O trabalho que hoje atende a praticamente 100% da população piripiriense começou em 2004, quando o programa Brasil Sorridente foi lançado. Na época, somente 3,3% dos atendimentos odontológicos realizados pelo SUS eram tratamentos especializados.
“Na maioria dos casos, as pessoas demoravam muito a ser atendidas, e quando eram, se tinham um problema que exigia aparelho ortodôntico ou um tratamento de canal, por exemplo, não podiam fazer por que o SUS não disponibiliza esse atendimento”, afirma o dentista Francisco Pires.
-
-
A criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foi o principal passo responsável pela mudança na saúde bucal dos moradores de Piripiri. Nesses centros, os piripirienses têm atendimento com endodontistas, ortodontistas, profissionais especializados em próteses dentárias e o principal, educadores e profissionais da saúde que trabalham com prevenção e a higiene bucal de crianças.
“Trabalhamos para prevenir que as crianças precisem, futuramente, utilizar aparelhos ortodônticos, por isso, elas estão sempre acompanhadas por uma equipe. Além disso, semanalmente profissionais visitam as escolas para ensinar as crianças como escovar os dentes. Inclusive, temos aqui um escovódromo. Esse equipamento, criado por nós mesmos, ajuda e ensina as crianças como escovar corretamente os dentes. Para criar esse aparelho tivemos um custo de R$ 200, enquanto que o mesmo aparelho nas fábricas custa R$ 2.000”, empolga-se o secretário de Saúde de Piripiri, Jorge Barreto.
Além do atendimento freqüente às crianças, os CEOs desempenham ainda trabalho com pessoas deficientes e portadores de HIV. Todos os profissionais são treinados para lidar de forma natural com essas diferenças. Mas, para crianças especiais, o tratamento é feito com mais cuidado.
Piripiri tem a melhor estrutura de CEO do Piauí
-
-
Os números da saúde em Piripiri chamam atenção. Atualmente, por mês, são entregues 15.000 escovas e feitas 150 próteses. A quantidade de atendimentos também é alta. São 165.298 casos de procedimentos básicos e 6.614 procedimentos especializados em odontologia.
Para desempenhar tanto trabalho, é necessária uma grande equipe de profissionais qualificados e infra-estrutura adequada. Atualmente, Piripiri é uma das poucas cidades do Nordeste e a única do Piauí a possuir um CEO com oito cadeiras para realização de tratamentos bucais.
De acordo com o endodontista Adanai Freire, a infra-estrutura do CEO favoreceu muito à população de Piripiri. “Todos os materiais que utilizamos aqui são os mesmo que os melhores consultórios de odontologia particulares utilizam. Aliás, se a população de Piripiri não tivesse o atendimento do CEO, muitas pessoas não poderiam fazer tratamentos como canal, por exemplo. Isso porque, antes do CEO, só clínicas particulares realizavam esses procedimentos e, ainda assim, cobrando preços inacessíveis”, complementa o endodontista.
O vigia Ivan Fernandes é um dos beneficiados com a instalação dos CEOs na cidade. Ivan sofre de sensibilidade bucal, e, freqüentemente tem sangramentos e muita dor nos dentes. Graças ao fácil atendimento e acesso aos dentistas, o vigia, que por anos sofre desse problema, está se tratando. “Se não tivesse sido atendido aqui, com certeza não teria meu problema resolvido, até porque não tenho dinheiro para pagar uma consulta particular”, enfatiza Ivan.
O excelente trabalho e o fácil acesso da população a tratamentos bucais renderam a Piripiri o título de cidade piauiense com melhor saúde bucal dos moradores. Nunca antes uma cidade no Piauí tinha sido escolhida para receber o Prêmio Brasil Sorridente.
Agora, os gestores e dentistas da cidade sonham com a saúde perfeita. “Apesar do reconhecimento, muita coisa ainda precisa ser feita. Quando assumi a coordenação dos CEOs de Piripiri e quis mudar a situação local, muitos amigos me chamavam de sonhador. Hoje, vejo que todo o trabalho valeu a pena”, completa Francisco Pires.
Fonte: Alepi