Parece cedo, mas já é hora de planejarmos o próximo ano, afinal, faltam apenas cinco meses para que o ano se finde. Já é hora de pensarmos estrategicamente como será 2010, já que um planejamento bem feito nos toma tempo. E tempo para o Cirurgião Dentista é ouro!
-
-
Um planejamento estratégico bem feito começa a ser construído com o estabelecimento do propósito da empresa (ou do consultório, que é uma empresa, mesmo que não tenha personalidade jurídica). O propósito é composto pela definição da missão (o que quero fazer, qual é a razão do meu consultório existir), da visão (o que quero ser, onde quero chegar, como meu consultório deve ser visto e reconhecido pela sociedade), dos valores (que são aquilo que não abro mão, são as ferramentas essenciais que levarei em consideração quando estabelecer minhas estratégias e tomar as minhas decisões) e da opção estratégica (que é composta de três opções: inovação, relacionamento com o cliente e excelência operacional; devemos ter estratégias para as três, mas temos que nos especializar em uma).
Na sequencia, devemos fazer uma análise do ambiente externo, ou seja, situações atuais e previsões futuras que estão fora da nossa governabilidade (dividida em oportunidades e ameaças) e do nosso ambiente interno (nossos pontos fortes e fracos, levando em consideração a nossa gestão de pessoas, o nosso planejamento de marketing, o orçamento do consultório, os equipamentos, materiais que utilizamos, nossa capacidade e eficácia de gerenciamento, entre outras).
Faz-se, então, uma análise da concorrência e compara-se os dados. Com a análise, decide-se o que é mais importante e prioritário estrategicamente. Monta-se, então, planos de ação para cada item estratégico escolhido, juntamente com metas para acompanhamento durante o processo de gestão.
-
-
Para quem nunca trabalhou com uma metodologia de planejamento, em um primeiro momento fica parecendo complexo. Eu diria que não é complexo, mas trabalhoso. O que não impede de ser feito (muito pelo contrário).
É importante que seja estabelecido um planejamento de longo prazo com objetivos, estratégias e metas para os próximos quatro anos (prazo sugerido), o chamado Plano Plurianual de trabalho e que todo ano seja feito a revisão do plano e criado o Plano Anual de Trabalho.
Precisamos compreender que não temos total controle sobre a vida, mas, se a vida fosse como um rio, quem não pensa estrategicamente o rio leva; quem pensa, ao menos tem o remo nas mãos. Quando pensamos nossa empresa, nossa clínica, nosso consultório, estrategicamente, direcionamos os nossos esforços, nossos investimentos para aquilo que é realmente essencial e fundamental, deixando de ver escorrer tempo e dinheiro “pelo ralo”. Precisamos entender o processo de mudança (elas continuarão acontecendo, quer queiramos ou não). Precisamos saber o que podemos mudar e o que não (mais ou menos como disse Francisco de Assis: Pai, dai-me força para mudar o que posso, paciência para aceitar o que não posso e sabedoria para discernir entre as duas).