fbpx

Polícia prende 12 por ligação com remédio que matou 84 crianças na Nigéria

A agência implementou controles mais rígidos na importação de remédios da Índia e China depois da morte de 84 crianças que consumiram o líquido dental contaminado

A polícia da Nigéria prendeu nesta quarta-feira (11) 12 suspeitos de envolvimento com a fabricação ou venda de um medicamento dental com uma substância tóxica que causou a morte de 84 crianças na Nigéria.

-

-


Segundo a Agência Nacional de Administração e Controle de Comidas e Drogas, os responsáveis pela produção e distribuição do remédio foram presos e a polícia busca agora o verdadeiro produtor e importador do remédio, que é de fora do país.


A agência implementou controles mais rígidos na importação de remédios da Índia e China depois da morte de 84 crianças que consumiram o líquido dental contaminado. De acordo com a agência, 11 crianças ficaram doentes desde novembro do ano passado depois de usar o enxaguante bucal “My Pikin”, contaminado com dietileno glicol, que causa falência renal.


Dietileno glicol é substância envolvida em vários casos de envenenamento em todo o mundo, já que as fábricas usam o produto como um alternativa barata à glicerina em xarope para tosse, pasta de dente e enxaguante bucal.

-

-


A agência afirmou ainda que a empresa Barew Pharmaceuticals, que fabricou o produto contaminado, comprou o composto tóxico em uma lata erroneamente identificada como propileno glicol, um composto seguro para uso em comida e medicamentos.


As autoridades dizem que o composto foi contrabandeado no país antes de ser comprado pela empresa, que, desde o escândalo, foi fechada.


Para evitar problemas futuros, a agência afirmou que todo o propileno glicol importado precisa ser recertificado pelos analistas independentes na Índia e China, antes de serem enviados.


O produto tóxico causou mortes em crianças nos últimos dois meses, com idades entre dois meses e sete anos. As autoridades sanitárias retiraram o medicamento de circulação e emitiram um alerta para as famílias não utilizarem o produto.

-

-


As informações são da Folha Online.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.