O leite materno é melhor do que a mamadeira para a prevenção de cáries em bebês? - -
Muitos especialistas recomendam a amamentação e não a alimentação por mamadeira para a saúde geral de seu filho. Entretanto, a amamentação pode levar a cáries precoces da mesma maneira que a alimentação por mamadeira.
Para Evitar Cáries em Bebês:
Evite alimentação noturna, tal como trazer o bebê para a cama com você e deixá-lo alimentar-se como desejar. O leite pode “encharcar” a boca da criança e causar a formação contínua de ácido à noite. Esse ácido leva à cárie.
-
-
Depois de amamentar, você ainda precisa limpar as gengivas do bebê diariamente com um pano limpo e úmido, um protetor de dedo ou uma gaze.
A Associação Dentária Americana recomenda que você encoraje seu filho a ingerir líquidos em copos a partir de seu primeiro aniversário.
Tudo bem se meu filho chupar o dedo?
Chupar o dedo é normal para crianças, a maioria pára sozinha por volta de 2 anos. Se seu filho chupar o dedo depois dos 2 anos, tente desencorajá-lo por volta de 4 anos.
-
-
Chupar o dedo além dos 4 anos pode levar os dentes a ficarem tortos, encavalados e/ou com problemas de mordida.
Tudo bem se meu bebê usar uma chupeta?
Sim, mas não mergulhe em açúcar, mel ou líquido adocicado. Além disso:
Tente tirar a chupeta de seu filho na idade de 2 anos. Lembre-se de que, enquanto a chupeta e o dedo não causarem problemas para a saúde da criança, a chupeta pode ser a melhor opção, pois pode ser mais fácil tirar a chupeta da criança do que fazê-la parar de chupar o dedo.
Quando devo começar a limpar os dentes/gengivas do meu bebê?
Comece a limpeza das gengivas do bebê nos primeiros dias de nascimento. Use um pano limpo e úmido, um protetor de dedo ou uma gaze. Isso faz o bebê sentir a boca limpa! A escovação diária deve começar quando o primeiro dente aparecer – mas continue a limpar e a massagear as gengivas onde ainda não houver dentes.
Qual é a melhor maneira de escovar os dentes até os 3 anos?
Use uma escova pequena, de cerdas macias. Faça movimentos circulares ou ondulados em todas as superfícies dos dentes, especialmente onde o dente encontrar a gengiva. Quando a criança começar a falar, use uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental com flúor na escova. As famílias devem pedir a seu dentista para demonstrar a maneira adequada de fazer a escovação durante a visita da criança.
Posso transmitir bactérias perigosas que podem afetar os dentes do meu bebê?
Sim. Os germes causadores das cáries podem ser transmitidos por meio de contato – como quando o bebê põe as mãos na sua boca e, em seguida, em sua própria boca. Por isso, é importante manter seus próprios dentes e gengivas saudáveis.
Além disso, pesquisas mostraram que, como uma mulher grávida compartilha seu sangue com o bebê, qualquer tipo de infecção na boca – como cárie ou doenças na gengiva (periodontal) – pode afetar o bebê. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisa Dentária e Craniofacial dos Institutos Nacionais de Saúde, doenças/infecções bucais também podem estar conectadas a condições como descuido ou bebês abaixo do peso.
Fonte: Bozelli Saúde e Medicina