Ainda no primeiro semestre deste ano, pacientes que buscam atendimento na rede de saúde bucal passarão a contar com o que há de mais moderno no mercado no que diz respeito a restaurações em resina. A notícia foi dada esta semana pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Brito. Segundo ele, para melhorar a qualidade do serviço prestado aos pacientes odontológicos, a prefeitura acaba de adquirir 30 novos aparelhos fotopolimerizadores, que são usados para ativar e endurecer a resina.
-
-
– Com essa aquisição, a rede de saúde bucal de Resende passa a oferecer aos pacientes um tratamento de qualidade que muitos consultórios particulares ainda não dispõem – disse o secretário. De acordo com a diretora de saúde bucal da prefeitura, Paola Galito, os novos equipamentos utilizam LED (Díodo Emissor de Luz), enquanto os aparelhos disponíveis atualmente são à base de luz halógena. A vantagem apontada por ela para os fotopolimerizadores LED é que o aparelho, mais leve e funcional, emite luz com baixíssima produção de calor, a qual protege a polpa do dente. Outra vantagem do novo equipamento é a durabilidade do LED em relação à da lâmpada halógena e à economia de energia que ele proporciona.
– Inicialmente vamos distribuir os novos aparelhos aos módulos do Programa de Saúde de Família e posteriormente às demais unidades do município que dispõem de atendimento odontológico – falou. Segundo Daniel Brito, além dos novos fotopolimerizadores, a Secretaria Municipal de Saúde está em fase de aquisição de uma resina composta de alta qualidade, que junto com os novos aparelhos garantirá o sucesso nas restaurações odontológicas realizadas em pacientes do município.
– A resina composta é o que há de melhor no mercado. Ela possui maior resistência, maior durabilidade e o efeito estético é mais satisfatório. Um paciente que possui restauração em resina comum pode ter que trocá-la em dois anos. Esse material que estamos adquirindo pode durar mais de oito anos – explicou a diretora de saúde bucal, Paola Galito, salientando que todos os dentistas do programa passarão por uma capacitação para aprenderem a utilizar a nova resina.
-
-
Paola destacou que ainda este ano o programa pretende trocar todas as cadeiras dos consultórios odontológicos e realizar adaptações nos consultórios para criar um ambiente melhor, tanto para os pacientes quanto para os profissionais que atuam na saúde bucal.
Estudantes farão exames oftalmológicos
Além de as melhorias divulgadas para o Programa de Saúde Bucal, o secretário municipal de Saúde, Daniel Brito, anunciou que o início do ano letivo da rede municipal de Resende terá uma novidade este ano. É que todos os estudantes que estiverem iniciando o primeiro ano do ensino fundamental passarão por exame oftalmológico, o que será realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
-
-
– Os estudantes serão encaminhados às unidades de saúde dos bairros Manejo e Paraíso, onde dois oftalmologistas realizarão o exame. Nossa meta é examinar 1,2 mil crianças até junho – disse, explicando que outra meta da secretaria é comprar óculos para os estudantes que não têm condições de adquiri-los, o que deverá ocorrer ainda este ano.
Fonte: Diario do Vale