fbpx

Prevenção e diagnóstico de câncer bucal na quadra da escola de samba

Ação será realizada no dia 22 de outubro, na quadra da Unidos de Vila Maria, na Zona Norte da capital paulista, por estudantes e professores de Odontologia

Ação será realizada no dia 22 de outubro, na quadra da Unidos de Vila Maria, na Zona Norte da capital paulista, por estudantes e professores de Odontologia

Como parte da programação do 7º Congresso Internacional de Odontologia da Anhanguera-Uniban, estudantes e professores da instituição estarão na quadra da Escola de Samba Unidos de Vila Maria (Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448, Jardim Japão), das 9h às 14h do dia 22 de outubro, sábado, realizando exames de detecção precoce do câncer bucal e ações de prevenção da doença – que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já ocupa o 7º lugar no País em número de casos identificados. Em 2010, mais de 14.120 pessoas foram diagnosticados com câncer bucal.
Este tipo de tumor afeta lábios e o interior da cavidade oral – gengivas, mucosa das bochechas, céu da boca, língua, região embaixo da língua e amígdalas. Os fatores de risco para o câncer bucal são tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e exposição ao sol sem proteção. Para preveni-lo, os cirurgiões-dentistas recomendam manter uma boa higiene bucal e os dentes e a boca bem tratados e saudáveis, além de alimentação rica em frutas, verduras e legumes. O acompanhamento do cirurgião-dentista é fundamental.
A campanha Abra a Boca e Diga Não ao Câncer Bucal tem a coordenação da estomatologista Dulce Cabelho Passarelli, professora do curso de Odontologia da Anhanguera-Uniban. Segundo a instituição, todas as pessoas, independente de idade ou sexo, terão acesso à campanha, mesmo as que não possuam dentes e  utilizem próteses (dentaduras ou pontes). O exame será feito através da visualização da boca e da mucosa em ambiente claro, com espátulas de madeira. Quem apresentar quaisquer alterações será encaminhado à clínica da Anhanguera-Uniban. Serão distribuídos folhetos explicativos para os participantes, com orientações a respeito dos principais fatores envolvidos nas causas do câncer e de outras doenças bucais. Também será reforçada a importância do autoexame e das visitas periódicas ao cirurgião-dentista.
A ação soma-se às atividades de atenção à saúde bucal do Projeto Social da Unidos de Vila Maria, que mantém clínica odontológica beneficente na quadra da escola de samba, oferecendo atendimento odontopediátrico gratuito à comunidade carente da região. A clínica conta com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Instituto Pedro Martinelli (IPM), Edita Comunicação Integrada, Haydée Móveis Odontológicos e Dabi Atlante. Também são desenvolvidas pelo projeto social atividades nas áreas de educação, esporte, cultura e lazer, ao longo de todo o ano.

-

-

SERVIÇO
Campanha Abra a Boca e Diga Não ao Câncer Bucal
Onde: Unidos de Vila Maria (Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 448)
Quando: 22 de outubro, sábado, das 9h às 16h
Entrada franca
Samba no pé e solidariedade no peito – Fundado em 1954, com atuação de destaque no grupo especial dos últimos carnavais paulistanos, o Grêmio Recreativo, Cultural e Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria trabalha ao longo de todo o ano em benefício da comunidade que representa. As ações beneficentes desenvolvidas pela escola de samba são capitaneadas, há 9 anos, pelo Projeto Social Vila Maria – Um Caso de Amor, que foca seu trabalho no objetivo de auxiliar a comunidade, em geral, em sua formação física, psicológica e profissional, através de atividades em educação, cultura e saúde geral e bucal.

Fonte: EditaBr

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.