Uma das conversas preferidas entre Cirurgiões-Dentistas é reclamar de suas auxiliares. Quando escuto essas queixas me ponho a refletir sobre a origem do problema: está na falta de comprometimento delas ou na nossa má liderança?
Afinal, problema de liderado é de líder e não temos em nossa formação a disciplina Liderança, o que é uma pequena tragédia e também uma sugestão aos coordenadores de cursos de Odontologia: liderança se ensina, senhores Educadores…
Como os relacionamentos são ruas de mão dupla, o que as nossas assistentes diriam se perguntássemos a elas que posturas gostariam de observar em nós, os seus líderes? Provavelmente escutaríamos as seguintes respostas na forma de verdadeiras súplicas:
-
-
- Dê mais abertura para que eu possa apresentar minhas idéias e opiniões!
- Incentive a participação de todos, não só de alguns!
- Ouça-me com atenção e comunique-se com clareza!
- Inspire confiança, seja justo e respeitoso comigo na frente dos pacientes!
- Mantenha-me informada sobre como as coisas estão!
- Diga-me o quanto o meu trabalho é importante!
- Cobre-me o cumprimento das tarefas, mas me dê liberdade para realizar o trabalho da melhor maneira possível.
- Esclareça-me aonde queremos chegar.
- Me ensine!
Que tal fazermos um check-list de nossa liderança a partir dessas súplicas e depois realizar um proveitoso exercício: marcar uma reunião com as auxiliares para conversar (não é para aproveitar uma falta de paciente, ok?). Pauta da reunião: o que elas esperam do trabalho ali, que necessidades elas têm, que mudanças acham que deveriam ser feitas e outras questões de interesse para todos.
Vamos apenas ouvir e anotar, sem adotar uma atitude defensiva, mas sim de interesse. No final, vamos nos surpreender com o conteúdo e as competências ocultas de nossa equipe.
Isso funciona? Bem, isso depende apenas de nós, afinal problema de liderado é de líder. Agora, se achar que precisa aperfeiçoar sua liderança, corra atrás dessa competência. Para isso existem excelentes livros, cursos, consultorias e coachs.
Minha sugestão para iniciar seu mergulho no assunto é o excelente livro Metanóia, de Roberto Adami Tranjan. Tenho certeza que irá gostar e aproveitar.