Problemas dentários como cáries, mordida cruzada e respiração excessiva pela boca podem prejudicar o rendimento escolar. O alerta é feito pela odontopediatra Cláudia Ferreira de Souza, do Instituto Saúde Plena. Segundo a especialista, esses problemas podem causar dor, cansaço e irritação, fatores que prejudicam a concentração dos estudantes durante as aulas.
-
-
A dentista explica que nos casos de mordida cruzada, a pessoa sente dor na área próxima ao ouvido, pois a arcada inferior fica projetada para fora, enquanto a superior se projeta para dentro. O problema também pode causar dores de cabeça. “A dor constante acaba causando irritação, o que atrapalha o aluno durante as aulas”, explica.
Outro problema bastante comum é a cárie. Além de provocar dor, ela impede que a pessoa triture os alimentos de forma correta, dificultando a absorção dos nutrientes pelo organismo. A alimentação incorreta geralmente provoca uma sensação de cansaço e interfere no desenvolvimento da criança ou do adolescente.
Já nos casos de respiração excessiva pela boca, a pessoa fica com olheiras, devido ao constante cansaço; costuma babar no travesseiro e apresenta baixo rendimento físico, que pode ser percebido durante as aulas de educação física. Cláudia explica que ao respirar em excesso pela boca, a oxigenação do cérebro diminui, o que prejudica a capacidade de concentração e atenção. “Essas pessoas costumam ter os dentes incisivos afastados um do outro, devido à projeção da língua. Nessas situações é necessário utilizar um aparelho ortodôntico para fechar a arcada e impedir que a língua se projete para frente”, afirma.
-
-
Prevenção
Fazer um bom check-up odontológico no início do ano letivo é uma forma de evitar problemas que podem interferir nos estudos da garotada. No entanto, outros cuidados, como a higiene bucal adequada, devem ser tomados durante todo o ano.
Portanto, a dentista ressalta que a escovação deve ser estimulada desde cedo. “É importante que as crianças levem a escova e a pasta de dente para a escola e sejam estimuladas a escovar os dentes sempre após lanches e refeições”, afirma Cláudia. Evitar bolachas recheadas, refrigerantes, balas e chicletes, ricos em açúcar e conservantes, também ajuda a prevenir o surgimento de cáries.[14]
O selante, uma resina líquida, é outra ótima opção para crianças e adolescentes. Ele é aplicado na superfície dos dentes, deixando-as lisas. Desta forma, evita-se o acúmulo de alimentos nas depressões dos dentes, prevenindo o surgimento de cáries.
-
-