O professor titular da disciplina Cirurgia e Traumatologia do curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Josuel Cavalcante, apresentou recentemente um material odontológico desenvolvido para atender pacientes com problemas na articulação temporomandibular e que sofrem com luxações na ATM, muito freqüentes em todo Brasil e no mundo.
-
-
No último dia 13 de março, o professor – que atualmente é doutorando na Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP) – juntamente com o coordenador deste doutorado, Belmiro Vasconcelos, utilizou, pela primeira vez, placas por ele idealizadas e confeccionadas especificamente para redução de luxação recidivante de articulação temporomandibular (ATM). A cirurgia foi realizada em Recife, no Hospital Osvaldo Cruz, ligado à FOP.
Segundo Josuel, há cerca de 12 meses iniciou-se o processo de desenvolvimento das placas, desde os protótipos até chegar à placa ideal para uso cirúrgico. A idéia surgiu através de um seminário avançado sobre doenças articulares promovido pelo Programa de mestrado e doutorado FOP/PE, do qual participou o professor.
O material utilizado é o titânio, que segundo Josuel é um material comprovadamente bio compatível, pois é o mesmo utilizado nas placas de fixação das fraturas faciais. Cirurgias odontológicas deste tipo são realizadas somente em ambiente hospitalar e neste momento, os pesquisadores envolvidos estão em fase de comprovação final da eficácia das placas. “Mas após todos os tramites legais normais, as placas serão confeccionadas industrialmente para uso por qualquer cirurgião buco facial que tenha habilidade para tratar de luxação recidivante de ATM”, afirmou o professor.
-
-
Josuel Cavalcante irá apresentar, em agosto, outra técnica por ele idealizada, em um importante evento de cirurgia em Fortaleza. A nova técnica servirá para redução e fixação interna rígida de fratura de arco zigomático, uma parte óssea do rosto.