fbpx

Professor de odontologia conquista prêmio internacional

O prêmio, concedido durante o congresso anual da International Association for Dental Research (IADR), tem o objetivo de revelar jovens pesquisadores de destaque na comunidade científica internacional

O Prof. Dr. Gilson César Nobre Franco do Departamento de Odontologia da Unitau integra a equipe da pesquisa que conquistou o prêmio Hatton, um dos mais importantes na área científica internacional em Odontologia. O prêmio, concedido durante o congresso anual da International Association for Dental Research (IADR), tem o objetivo de revelar jovens pesquisadores de destaque na comunidade científica internacional e é, pela primeira vez, desde 1957, concedido a um pesquisador brasileiro.

-

-

O estudo foi desenvolvido por Luciana Salles Branco de Almeida durante a tese de doutorado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), na qual a aluna foi orientada por Pedro Rosalen, da FOP, coorientada pelos professores Franco, da Unitau, e Toshihisa Kawai, do The Forsyth Institute, da Universidade de Harvard.

A pesquisa verificou os efeitos da fluoxetina, medicamento usado para o controle da depressão, que diminuiu a produção de mediadores da inflamação por células dendríticas e, com isso, reduziu a perda óssea na doença periodontal. Após ser realizado in vitro e em animais, o estudo será testado em seres humanos e poderá revolucionar o tratamento nesses casos. Para participar do congresso da IADR, a pesquisa foi selecionada pela SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica) para representar o Brasil junto com mais um trabalho na área. O estudo contou com o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da National Institute of Health (NHI) dos Estados Unidos.

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.