Alunos do curso de Odontogeriatria da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas de São Bernardo do Campo (APCD / SBC) atendem cerca de 36 idosos por mês.
O Programa de Odontogeriatria é um curso de especialização no atendimento odontológico à terceira idade promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas de São Bernardo do Campo (APCD / SBC) que, além da capacitação para cirurgiões-dentistas, oferece atendimento especializado a idosos do município.
-
-
Segundo o vice-presidente da APCD, Fábio Iwai, a qualificação forma turma mensais de até 12 alunos, de acordo com o número estabelecido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), que prestam atendimento. “A ideia é que os profissionais possam se aprimorar cada vez mais e ao mesmo tempo beneficiar a comunidade”, afirma.
Em média, são atendidos 36 idosos por mês. “Os cirurgiões-dentistas realizam os atendimentos específicos sem cobrar pela mão de obra. Há apenas o custo de alguns materiais utilizados para os procedimentos odontológicos. A prioridade é garantir acesso aos pacientes que não tem condições de arcar com os custos usuais de um tratamento”, acrescenta Iwai.
Ainda de acordo com o especialista, a odontogeriatria é basicamente adaptar a prática clínica as particularidades do paciente idoso. “Nossa preocupação é tornar o mais confortável possível o tratamento odontológico para essas pessoas. Sabemos que é um grupo que requer maior atenção, em especial porque alguns problemas bucais e de saúde geral são comuns nessa faixa etária, mas com acompanhamento e tratamento correto podem ser evitados ou minimizados”, finaliza o vice-presidente da APCD, Fábio Iwai.
-
-
Os interessados devem se inscrever no prédio da APCD – SBC, na Av. João Firmino, 720, Bairro Assunção, São Bernardo do Campo
Fonte: APCD/SBC