fbpx

Projeto de atendimento ortodôntico gratuito da Unisc é premiado em Brasília

O Projeto de extensão desenvolvido pela Unisc, por meio do Departamento de Enfermagem e Odontologia e do curso de Odontologia, denominado Corrente do Bem Rio Pardo, foi premiado em terceiro lugar durante o 16º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (Aboprev), em Brasília (DF), de 30 de junho a 2 de julho

O Projeto de extensão desenvolvido pela Unisc, por meio do Departamento de Enfermagem e Odontologia e do curso de Odontologia, denominado Corrente do Bem Rio Pardo, foi premiado em terceiro lugar durante o 16º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Odontologia de Promoção de Saúde (Aboprev), em Brasília (DF), de 30 de junho a 2 de julho. A apresentação foi realizada pela acadêmica de Odontologia da Instituição, Tássia Borges, em formato de pôster. Também compõem a equipe os acadêmicos Rodrigo Mazzei e Gabrieli Henn. O trabalho ocorre desde 2008, e prevê atendimento ortodôntico gratuito para crianças e adolescentes carentes, entre 7 e 11 anos de idade, em situação de risco social em Rio Pardo. A proposta é desenvolvida em parceria com o programa Corrente do bem da Promotoria de Justiça, Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACIS), Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), SESC e Secretaria de Saúde de Rio Pardo.

-

-

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Odontologia da Unisc, Roque Wagner, com a participação de três estudantes bolsistas da Unisc. Os atendimentos ocorrem semanalmente sem interrupção. Os aparelhos ortodônticos são confeccionados pelos alunos nos laboratórios do curso de Odontologia da Unisc, sob a orientação do professor.

Já foram atendidas 137 crianças e adolescentes em 479 consultas, oferecendo 43 aparelhos removíveis sem custo aos beneficiados. O acompanhamento pode durar de 2 a 5 anos dependendo da gravidade do caso. As consultas são realizadas em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF). Todas as crianças que são encaminhadas ao projeto são avaliadas e posteriormente é decidido qual tipo de aparelho devem usar. Caso não haja a indicação de aparelho, mas se existir a necessidade de tratamento odontológico, elas são encaminhadas para os tratamentos específicos. “Através da Ortodontia levamos um braço amigo para melhorar a saúde e a autoestima das pessoas que fazem parte deste projeto”, afirma o professor Roque Wagner.

Assessoria de Imprensa – Unisc

-

-

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.