No último sábado (1º/11), o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) ganhou, pelo menos, mais 4.383 nomes de potenciais doadores. Eles foram cadastrados através de campanha do Projeto Social da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, da Zona Norte de São Paulo (SP), em parceria com a Associação da Medula Óssea (Ameo) e a família de Roberto Henrique Passos, de 5 anos de idade, portador de leucemia linfóide aguda e um dos mais de 1.500 brasileiros à espera de doador compatível.
-
-
Os portões da quadra da Unidos de Vila Maria foram abertos às 9h00, e às 10h00 já haviam sido cadastrados mais de 500 doadores. Os 40 voluntários da Ameo, entre palestrantes, orientadores e equipe de enfermagem, trabalharam no local até as 16h. “Foi a maior campanha externa apoiada pela Ameo na capital paulista. Tivemos que repor o estoque de seringas e muita gente ficou de fora porque não houve tempo de entrar na quadra. A mobilização da comunidade da Vila Maria foi sem precedentes e certamente ainda vai ajudar muita gente”, comemorou Camila Hinsching, da coordenação da entidade.
Quem não se cadastrou na campanha da Vila Maria pode fazê-lo em qualquer hemocentro credenciado (veja quais aqui). Para isso, é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e se dirigir ao hemocentro portando documento de identificação. Não é preciso estar em jejum ou agendar horário, e o cadastro é feito da mesma forma das campanhas externas realizadas pela Ameo, através da coleta de apenas 10 ml de sangue. Os dados ficam armazenados no Redome, e o voluntário é chamado para realizar o transplante caso seja compatível com o de algum paciente à espera de doação. O procedimento de retirada da medula não deixa cicatrizes, é quase indolor e dura de 40 minutos a quatro horas, dependendo do método. O doador fica em observação no hospital por um dia, podendo retornar para casa no dia seguinte. Não há nenhum dano à saúde do doador.
O Projeto Social da Unidos de Vila Maria conta com o apoio da Edita Comunicação Integrada, responsável pelo Jornal do Site Odonto, que passou a divulgar a campanha pelo transplante de medula óssea que pode salvar a vida de Roberto e de milhares de crianças e adultos brasileiros. Apoiam também o Projeto a Dabi Atlante e a Associação Brasileira de Odontologia – ABO.
-
-
A Equipe do Odontosites dá os parabéns aos amigos Zaíra e Joaquim da Edita Comunicação e todos os outros apoiadores pela brilhante iniciativa.
Mais informações: (+11) 2981.3154 ou 3333.4424