Por Marisa De Lucia
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Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter recebido diversos e-mails de cirurgiões-dentistas e outros profissionais da área de Odontologia e uma reclamação formal do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, determinou que a propaganda sobre voto consciente, que traz a figura de um falso cirurgião-dentista comparado a um político “ficha-suja”, fosse retirada do ar.
A propaganda, cujo vídeo ainda está disponível no Youtube, mostra uma paciente que adormece aguardando atendimento e sonha que o dentista é procurado pela polícia por ter aplicado substâncias perigosas em seus pacientes. De acordo com nota emitida pelo CRO-SP: “Ao estigmatizar a figura do cirurgião-dentista como um profissional que provoca medo aos pacientes, a propaganda desestimula a busca dessas ações, por parte da sociedade. Os efeitos são especialmente nocivos entre a população infantil, causando prejuízos psicológicos em relação ao tratamento odontológico”.
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De fato, a propaganda acabava causando um desconforto até em adultos, imagine em crianças. Isso sem contar que estudos científicos indicam que a odontofobia, ou seja, o medo de ir ao dentista, já atinge de 15% a 20% da população. O problema é tão sério que tem merecido destaque em diversos Congressos de Odontologia.