Desenvolver soluções para a área de Dentística Restauradora, como o PROPOST, pino metálico 100% Titânio Grau 5, nasceu da vontade de criar um produto aprimorado que oferece ao cirurgião-dentista multiplicação de lucros com diminuição da hora clínica e para o paciente um produto seguro, moderno, rápido e eficiente. “Trata-se de um desafio afirma o Dr. Walter Lopes dos Santos Jr. ao detalhar as vantagens do produto concebido por professores de Dentística Restauradora que enxergaram o lado positivo dos pinos intrarradiculares metálicos e souberam aperfeiçoá-los”. O futuro? “É estar sempre desenvolvendo soluções para a Odontologia e a área da Dentística Restauradora que abracei com muito gosto e orgulho”, declara o Dr. Walter, criador do pino intrarradicular PROPOST, fabricado pela empresa DENTEMED.
-
-
Ele começou sua carreira como auxiliar de ensino de Dentística e também de Prótese seguindo sua trajetória até alcançar a posição de professor assistente chefe de Clínica de Dentística Restauradora do 3º ano da Odontologia na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), hoje na posição de past professor, tem especialização em Dentística Restauradora pela Universidade Franciscana, validado pelo CRO-SP, e traz em sua trajetória os ensinamentos de eminentes profissionais da Odontologia moderna como G.V.Black, Fauchard, Fusayama, Ronald Goldstein, Bowen, Courtade, Baum, Gilmore, Mondelli, Edmir Matson, Gilberto Bavoso de Sá, Artêmio Luiz Zanneti, Isidor Wandergarten, Dalvio Guidi e muitos outros que embasam o conhecimento da especialidade.
Hoje, como criador do PROPOST e como empreendedor, enxerga uma nova forma de ver a Odontologia lidando com a burocracia de órgãos regulatórios, trabalhando com protocolos federais, estaduais, municipais e no desafio da concretização de um novo produto.
Roscas não agressivas auxiliam a fixação?
-
-
Qual a diferença deste novo produto?
O PROPOST é um pino intrarradicular que pode ser utilizado como núcleo, estaca, ancoragem, base, fundação de dentes endodonticamente tratados, que sofreram grande destruição da parte da coroa dental e exigem a sua reconstrução.
“O PROPOST possui roscas não agressivas que auxiliam a fixação, tipo anti- stress denominado na Engenharia Mecânica como American Buttress. E vai além: oferece medidas de diâmetro dentro do padrão médio da luz dos condutos radiculares, para preservar mais parede. A área inicial é livre de rosca para coibir o efeito da pega no primeiro terço da inserção, a cabeça é sextavada interna e externamente para melhorar a adaptação e o trabalho neste local. O sextavado também permite a fixação da resina de reconstrução por área e paralelismo. Tem a cabeça levemente arredondada para impedir zonas de tensão no material que recobrirá e o tamanho compatível – tanto na largura como na altura – da coroa a ser restaurada”, especifica o dentista Walter Lopes.
O Titânio permite rosquear e retirar e aceita quaisquer tipos de cimentos puros ou agregados a algum componente adicional, diferente do seu concorrente de fibra de vidro que aceita apenas cimento resinoso.
-
-
O Titânio Grau 5 é um metal nobre bastante testado nos implantes dentários modernos. “É um material biologicamente comprovado positivamente, aceita qualquer esterilização, é forte, resistente e permite rosquear e retirar se necessário, é estável no comportamento físico, tem características isotrópicas ao contrário da fibra de vidro (que apresenta comportamento duplo), e possui coeficiente de expansão térmica próxima a zero (a fibra tem coeficiente de 6 a 23 vezes maior). Além disso, no módulo de elasticidade, o Titânio tem índice moderado (103 GPA), metade do aço (205 GPA) e próximo da fibra de vidro (75 GPA) quando se incide forças a ângulo de 10 graus, pois a fibra reage de dois modos distintos dependendo do ângulo da força que irá incidir sobre ela.
“É bom lembrar que a utilização do cimento de ionômero de vidro é altamente recomendada pelos que enxergam no módulo de elasticidade, fator determinante para a escolha dos pinos intrarradiculares. Decidir na escolha do pino apenas pelo modo de elasticidade do material eleito é um conceito discutível, porque o material que mais fica em contato direto com o cemento dental na maior área remanescente é o cimento que será usado para união e selamento periférico, portanto quem manda na maior compatibilidade por modo de elasticidade é o cimento selador e não o pino. Assim, devemos pensar no pino como carga e retenção”, explica o especialista.
Exemplo para analisar benefícios em profundidade
O cirurgião-dentista deve analisar em profundidade as vantagens do produto, conhecer sua performance e durabilidade, entre outros detalhes, antes de decidir-se por sua aplicação. Para o colega Walter Lopes, por exemplo, o custo do PROPOST deve ser considerado na hora da decisão, junto com os outros diferenciais. Ele exemplifica: Vamos pensar em uma ampla destruição de coroa dental – Após a endodontia teremos que eleger um núcleo metálico feito em laboratório ou um pino intrarradicular que tenha a mesma função. Para a confecção de um núcleo metálico fundido, teremos os seguintes cálculos:
3 sessões + protético + moldagem
1 consulta para preparo, moldagem e provisório local
1 nova consulta para remoção de provisório e cimentação do núcleo caso ele esteja perfeito, mais um novo provisório sobre ele
1 outra consulta para remoção do provisório e moldagem para a peça final
Veja quanto tempo foram necessários de consultório mais o custo dos materiais.
Por outro lado o custo do pino intrarradicular PROPOST do kit sai por R$ 24,00 junto com as chaves e só utiliza uma sessão de consulta.
Portanto, conclui o empresário Walter Lopes, ao analisar com critério e profundidade as vantagens da utilização dos pinos PROPOST, o dentista vai chegar à conclusão de que eles representam uma ótima alternativa de solução restauradora de qualidade, com resultado significativo de lucratividade.
————————————-
SERVIÇO
PROPOST:
*Os pinos PROPOST Titânio Grau 5 estão disponíveis em três tamanhos: 9,11 e 13 mm, que correspondem, em média, ao tamanho longitudinal da maioria das raízes.
*Vendas online pelo site www.propost.com.br mas a empresa está aberta a vendas no atacado para dentais, cooperativas e empresas odontológicas.
Contatos também por telefone
13-997121784
13-32336077