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Ultimamente se fala muito em responsabilidade social, responsabilidade ambiental, sustentabilidade, ações para salvar o planeta… Mas será que sabemos o significado de tudo isso? Será que a classe odontológica sabe o verdadeiro significado de ser “socialmente responsável”?
Responsabilidade social não é apenas adotar um sorriso. Não é trabalhar uma única vez em algum projeto social e ficar tentando colher frutos dessa única ação. Será que é uma ação feita de coração ou pelo simples fato de poder falar para os clientes de uma ação social? É preciso muita atenção e respeito com os clientes. Eles sabem quem realmente faz algo sério. Hoje em dia as pessoas estão constantemente informadas. Estamos na era da informação! Internet, jornais, revistas, TV, etc. As pessoas buscam informações sobre tudo e todos constantemente, é a geração Google.
Não basta falar que é socialmente responsável, é preciso mostrar!
Para utilizar a responsabilidade social como ferramenta de marketing na odontologia é importante, antes de tudo, entender o que é ser “socialmente responsável”. Vai muito além de uma ação de caridade, de uma doação ou algo do tipo. Ser socialmente responsável é antes de tudo ser ético com todos os envolvidos no contexto dos serviços odontológicos, passando por colaboradores, clientes, sociedade e o meio-ambiente. Depois de passar por isso tudo, aí sim é possível se considerar uma clínica socialmente responsável.
Definição de responsabilidade social empresarial do Instituto Ethos:
Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais.
Filantropia
A filantropia é apenas uma ação social externa das clínicas, onde se pode beneficiar a comunidade em suas diversas formas: conselhos comunitários, organizações não-governamentais e associações comunitárias. A responsabilidade social é focada na cadeia de negócios da clínica e engloba preocupações com um público maior (acionistas, funcionários, prestadores de serviço, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente), cuja demanda e necessidade a clínica deve buscar entender e incorporar aos negócios. Assim, a responsabilidade social trata diretamente dos negócios da empresa e de como ela os conduz.
Ética
A ética é a base da responsabilidade social, expressa nos princípios e valores adotados pela clínica. Não há responsabilidade social sem ética. Não adianta uma clínica pagar mal seus funcionários e, ao mesmo tempo, desenvolver programas voltados a entidades sociais da comunidade. Essa postura não condiz com uma clínica odontológica que quer trilhar um caminho de responsabilidade social. É importante haver coerência entre ação e discurso.
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Responsabilidade com os funcionários
Clínicas que valorizam seus funcionários saem na frente. Mas, valorizar funcionários vai muito além de respeitar direitos trabalhistas.
Não abra mão de um contato mais direto com as pessoas que fazem parte da sua clínica.
Ouvi-las, atendê-las na medida do possível e incentivar a iniciativa e a participação de cada uma delas vão acelerar o processo de qualificação de sua clínica como socialmente responsável.
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- Seja responsável com as leis trabalhistas.
- Encoraje novas idéias e comentários.
- Promova cursos e treinamentos.
- Incentive e recompense os talentos.
- Crie um programa de participação nos lucros.
- Preserve a vida pessoal e familiar do profissional.
- Valorize um ambiente de trabalho adequado e de higiene.
- Promova hábitos de trabalho saudáveis.
Responsabilidade com os clientes
Uma clínica precisa ter procedimentos de responsabilidade social com seus clientes constantemente. Essas atitudes devem fazer parte da cultura de todos os envolvidos nos serviços odontológicos.
A clínica socialmente responsável oferece qualidade não apenas durante o processo de venda, mas em toda a sua rotina de trabalho. Faz parte de suas atribuições promover ações que melhorem a credibilidade, a eficiência e a segurança dos serviços, observando padrões técnicos cabíveis como as prescrições da ANVISA e o Código de Defesa do Consumidor.
- Proíba o uso de técnicas comerciais antiéticas.
- Evite a publicidade “tóxica”.
- Ouça críticas e reclamações.
- Observe oportunidades de criar serviços específicos para determinados públicos: Idosos, deficientes, etc.
Responsabilidade com os fornecedores
Todo empreendimento socialmente responsável deve estabelecer um diálogo com seus fornecedores, sendo transparente em suas ações, cumprindo os contratos estabelecidos, contribuindo para seu desenvolvimento e incentivando os fornecedores para que também assumam compromissos de responsabilidade social.
- Comunique claramente suas expectativas.
- Parcerias com fornecedores tendem a melhorar se você incentivar um ambiente de colaboração.
- Mantenha contato constante com o fornecedor.
Responsabilidade com o governo
O relacionamento ético com o poder público, assim como o cumprimento das leis, faz parte da gestão de uma empresa socialmente responsável. Ser ético, nesse caso, significa cumprir as obrigações de recolhimento de impostos e tributos, alinhar os interesses da clínica com os da sociedade, comprometer-se formalmente com o combate à corrupção, contribuir para projetos e ações governamentais voltados para o aperfeiçoamento de políticas públicas na área social etc. Em resumo: contribuir decisivamente para o desenvolvimento de sua região e do país.
Responsabilidade com a comunidade
Respeito aos costumes e à cultura local, contribuição em projetos educacionais, em ONGs ou organizações comunitárias, destinação de verbas a instituições sociais e a divulgação de princípios que aproximam sua clínica das pessoas ao redor são algumas das ações que demonstram o valor que sua empresa dá à comunidade.
- Adote um projeto específico para comunidade.
- Faça parceria com outras empresas.
- Faça doações de seus serviços.
- Ofereça apoio às escolas locais.
- Faça parceria com uma escola.
- Ofereça brindes e dicas sobre saúde bucal.
Responsabilidade com o meio ambiente
Faça sempre mais pelo meio ambiente. As clínicas, de um modo ou de outro, dependem de insumos do meio ambiente para realizar suas atividades. É parte de sua responsabilidade social evitar o desperdício de tais insumos (energia, matérias-primas em geral e água).
Colocar o lixo em local e forma apropriados (coleta seletiva), reduzir o barulho na vizinhança, incentivar a economia de energia não são apenas formas de reduzir o impacto ambiental. Iniciativas como essas são também fontes geradoras de lucro e de ganhos de imagem. A conscientização leva a empresa a desenvolver ações de preservação ambiental. Tal atitude deve ser sua retribuição pelo uso dos recursos que retira da natureza e pelos danos que podem ser causados por suas atividades.
- Motive os funcionários a preservar a natureza.
- Estabeleça uma política ambiental de compras.
- Recicle na medida do possível.
- Reduza o consumo do papel.
- Evite produtos que geram resíduos.
- Reduza o uso de produtos tóxicos.
- Promova o descarte seguro de substâncias tóxicas
- Use produtos de limpeza não-tóxicos.
- Use iluminação inteligente.
- Administre com eficiência o uso de energia.
- Acabe com os vazamentos de água.
- Instale acessórios para a economia de água.
- Desenvolva ações de conscientização ambiental.
Vantagens de ser uma clínica odontológica socialmente responsável
Um programa de responsabilidade social só irá ter retorno positivo para a sociedade e para a clínica, se for realizado de forma autêntica. É importante ter a cultura da responsabilidade social incorporada ao pensamento de todos. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a clínica, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. Porém, as clínicas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, poderão sentir resultados como: valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do cliente, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade, capacidade de adaptação e longevidade.
Referências: Instituto Ethos