fbpx

Saúde e cidadania: Sorriso no Campo promove ações de saúde e lazer em Glaucilândia

Promover saúde bucal da área rural é um dos objetivos do programa Sorriso no Campo

Promover saúde bucal da área rural é um dos objetivos do programa Sorriso no Campo, implantado pela secretaria de estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Em Glaucilândia, o programa presta atendimento na comunidade de Tabocal. Local onde o atendimento se estende também para pessoas de comunidades vizinhas.

-

-

De acordo com Assuncion Gonzalez Xavier, acadêmica do 10º período de odontologia da Unimontes, o programa promove ações curativas e preventivas, mas também serve para conhecer a realidade em áreas rurais, e proporcionar à população atendimento gratuito. Ela explica que são realizadas ações básicas.

– Fazemos o atendimento básico, mas, caso haja necessidade de especialista, fazemos o encaminhamento do paciente para faculdades que disponibilizam tratamento gratuito. Atualmente, a Unimontes é referência norte mineira em diagnóstico de câncer bucal, completa a acadêmica. André Fagundes de Souza, acadêmico do 8º período, salienta a importância do estágio não só para melhorar o currículo, como também a parte de educação em saúde e prática.

– Tem muita coisa que aprendemos na faculdade que na prática é diferente.

-

-

Adquirimos prática e improvisamos material. Além disso, tem a parte de conhecer o sistema público, até políticas de como funciona na prática.

ALGO A MAIS

Assuncion Gonzalez e André Fagundes fizeram algo a mais. Então, nasceu o primeiro encontro “Saúde e Lazer” de Glaucilândia. A intenção do evento foi gerar na sede do município atendimentos em conjunto para promover saúde e lazer a todos. O encontro, realizado na praça Gasparino Maia, proporcionou às crianças um dos últimos momentos de diversão antes do início das aulas. Jogos de futsal, peteca e cama elástica as envolveram numa alegria só.

Já as mães aproveitaram o momento para fazer a pesagem de seus filhos pela Pastoral da Criança. Como foi o caso de Elen Patrícia Freitas Marques, que levou os filhos Vivian Juliele, 4 anos, e Vilson Juliedson, 2 anos. Ela aprovou o evento.

-

-

– É bom porque é divertido. É muito importante também acompanhar o peso das crianças.

SOCIALIZANDO

Alzira Alves de Freitas, de 75 anos, enfatiza o fato da necessidade de sair de casa, socializar-se novamente. Ela se integrou ao grupo de caminhada População Saudável há 15 dias, e aproveitou bem a sexta-feira. Feliz pelo tratamento igualitário Dona Alzira quer que o evento seja realizado uma vez por mês.

– Tem gente que nem sabe que tem este trabalho. A gente acomoda em casa, então este é o momento para a gente sair. Acho que deve dar continuidade neste trabalho, sempre com a participação de toda a comunidade. Vou convidar mais pessoas para participarem.

Cerca de 200 pessoas estiveram na praça durante o evento, que ainda contou com amostra de corte e costura. A Pastoral da Criança atendeu 70 crianças. E mais de 50 pessoas fizeram teste de glicose e aferição de pressão arterial.

Fonte: O Nortão

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.