O Departamento de Odontologia (Derod), da Secretaria de Saúde de Paulínia, lançará de 24 de Abril a 7 de Maio, uma Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, concomitante com a vacinação para a gripe nos idosos. A idéia de fazer o exame em conjunto surgiu primeiramente em Paulínia, e depois adotada pela Secretaria de Saúde do Estado.
-
-
A Campanha tem por objetivo intensificar a atenção dada à população, oferecendo diagnóstico precoce e tratamento do Câncer Bucal, bem como educação em saúde. Na ocasião serão distribuídos folhetos informativos que servirão como guia para o autoexame da boca e higiene bucal.
O público alvo será o mesmo da Campanha da Gripe, idosos com 60 anos ou mais, e qualquer adulto que apresente pelo menos um fator de risco, como: tabagismo, alcoolismo ou que trabalhem expostos ao sol. O exame da boca não é obrigatório, mas deve ser estimulado a fim de contemplar o maior número de pessoas na faixa de risco. Paulínia possui um ambulatório na rede municipal, adequado para triagem até o tratamento de lesões cancerígenas.
Tire suas dúvidas
-
-
O que é o autoexame da boca?
É um exame que a própria pessoa pode fazer da boca, com técnica simples, precisando de um local bem iluminado e um espelho.
Porque fazer o autoexame da boca regularmente?
Para que se possa manter a boca sadia, livre de qualquer problema; Para que se possa detectar qualquer alteração em estágio inicial, que é o melhor momento para a cura; Para se prevenir do câncer da boca, um mal que atinge parte da população do nosso Estado, e que coloca nosso país em quarto lugar de incidência no mundo.
Quem deve fazer o autoexame da boca?
Todos devem fazer porque é simples e rápido, podendo ser feito na hora da escovação. Porém em adultos acima dos 40 anos, que trabalhem expostos ao sol, fumantes e pessoas que ingerem bebidas alcoólicas, este exame se faz obrigatório.
O câncer de boca tem cura?
Hoje em dia muitos tipos de câncer têm cura desde que tratados no início. O câncer de boca é dos mais fáceis de ser curado, pois está em local de fácil visualização e acesso. O tratamento tardio diminui as chances de cura, e traz alterações na face e dificuldade para engolir.
-
-
Quem devemos procurar na presença de alguma suspeita?
A pessoa deve procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência, e consultar um médico ou dentista.
Fonte: Portal de Paulínia
Leia Também: