Com o tema “Sorrir faz bem – Ter Saúde Bucal faz a diferença: Cuide de sua Saúde Bucal” a Semana de Saúde Bucal, entre os dias 25 e 29 de outubro em Chapecó, foi um sucesso. Foram realizadas diversas atividades de orientação nos Centros de Saúde da Família de Chapecó e também visitadas cerca de 10 escolas do município. Uma das atividades foi contação de história: “A dor de dente da Emília”, através dos profissionais dentistas Jaqueline Moschetta e Pedro Roberto Fávero.
-
-
De acordo com Leocádia Ramos Pezzini, Gerente de Saúde Bucal de Chapecó, o principal objetivo da semana é valorizar o sorriso, não apenas pelo sorriso e estética, mas pelo bem estar da população e da pessoa. Desde 2005, o setor de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve atividades que remetem à lembrança do Dia do Dentista, 25 de outubro, com o objetivo de promover ações de prevenção e promoção de saúde bucal. “Intensificamos as atividades e orientações nas Escolas e Centros de Saúde da Família, para que fique em evidência a saúde bucal e os cuidados que as pessoas precisam ter”, enfatizou.
Cancelamento
Para encerrar as atividades da Semana de Saúde Bucal estava prevista para este sábado, 30 de outubro, na Praça Coronel Ernesto Bertaso, a 5ª edição da “Blitz de Saúde Bucal”. Foi cancelada devido à previsão de chuva, mas já tem data definida: próximo sábado, 06 de novembro. Leocádia convida todos os chapecoenses para participar dessa atividade. Haverá contação de histórias e entrega de panfletos informativos sobre os cuidados da saúde bucal.
As principais orientações repassadas pelos dentistas são:
-
-
* Usar diariamente o fio dental;
* Escovar os dentes no mínimo três vezes por dia;
* Se não pode escovar os dentes, pelo menos enxaguar a boca depois de se alimentar, pois, em Chapecó a água tem flúor e isso diminui a probabilidade de cáries;
* Realização do autoexame, parar em frente a um espelho olhar a boca, verificar se não tem dentes fraturados, não tem nenhuma ferida que não cicatriza, não tem nenhum caroço, passar a mão nos lábios, na língua e na bochecha para examinar.
Fonte:Arautoonline