fbpx

Setor de saúde ganha 335 mil novos empregos entre 2005 e 2007

expansão passando de cerca de 3,8 milhões de vagas para aproximadamente 4,2 milhões

 

-

-


Entre os anos de 2005 e 2007, os postos de trabalho ligados a atividades de saúde no Brasil, registraram expansão passando de cerca de 3,8 milhões de vagas para aproximadamente 4,2 milhões. O acréscimo representa a abertura de 335 mil postos, criados principalmente no setor de comércio de produtos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e odontológicos. Sozinho, este ramo respondeu por 105 mil novas vagas de trabalho no período.


Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fazem parte da pesquisa Conta Satélite Saúde Brasil, que traz informações sobre a produção, o consumo e o comércio exterior de bens e serviços relacionados à saúde, assim como de trabalho e renda nas atividades que geram esses produtos.


O levantamento revela que o rendimento médio anual das atividades na saúde representaram em 2007, cerca de 8,2% das remunerações do total da economia. A renda média mais alta do ramo é a dos trabalhadores das atividades de atendimento hospitalar (que inclui funções de médico, enfermeiro, porteiro e de todos que trabalham em estabelecimentos privados que oferecem esse serviço), que foi de R$ 43,7 mil anuais em 2007. Dois anos antes, o rendimento anual dessa atividade era de R$ 33.137 anuais.

-

-


Enquanto o grau de formalização geral da economia é de cerca de 44%, nessa atividade, o índice sobe para 70%.


Fonte : Agência Brasil e Jornal do site

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.