No próximo dia 17 de outubro, o Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo promoverá a 46ª edição de concessão da Medalha e Diploma de honra ao mérito profissional “Dr. Luiz César Pannain”, que acontecerá na Câmara Municipal de São Paulo. A homenagem foi criada em 1960 pelo Ex.Diretor do SOESP “Dr. Oswaldo Barberis”, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Odontologia, sendo como uma recompensa aos trabalhos realizados e as inovações apresentadas pelo cirurgião-dentista. O criador se baseou em Méritos já existentes como o “Oscar”, constituindo-se na mais alta láurea científica da Odontologia Brasileira. É concedida mediante a apresentação de currículo vitae dos candidatos especialistas à outorga.
-
-
Em uma Sessão Plenária realizada no dia 11 de junho de 2008 na sede do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, o Conselho de Entidades da Odontologia Paulista e Brasileira procederam a eleição dos 19 profissionais que mais se destacaram nas diversas especialidades no ano de 2007. A Sessão Plenária foi presidida pelo Dr. Pedro Petrere – Presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo.
Os cirurgiões-dentistas mais votados pelas Associação Brasileira de Hipnodontia (São Paulo), Associação Brasileira de Odontologia do Trabalho, Associação Brasileira de Prótese Buco-Maxilo-Facil, Associação Brasileira de Radiologia Odontológica, Associação Paulista de Odontopediatria, Associação Paulista de Implantodontia Oral, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia B.M.F., Sociedade Brasileira de Periodontologia e Sociedade Paulista de Ortodontia, receberão este importante prêmio.
-
-
O Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo entregará pela primeira vez a medalha de honra ao mérito Sindical, homenageando pessoas importantes da classe odontológica, tais como: Presidente Welington Moreira Mello, da Federação Interestadual dos Odontologistas, Presidente Dr. Francisco Antonio Feijó, da Confederação Nacional das Profissões Liberais, entre outras personalidades.
Histórico
Aprovada no dia 06 de setembro de 1960 em reunião realizada pelo Sindicato dos Odontologistas do Estado de São Paulo, a medalha constitui uma homenagem ao ilustre cirurgião-dentista Dr. Luiz César Pannain.
Esta premiação concedida por um colegiado de entidades odontológicas brasileiras de expressão nacional e internacional é exclusivamente de caráter científico, não podendo ser recebido mais que uma vez a dignidade. O prêmio “Painnain” é concedido interruptamente desde 1960.
-
-
Dr. Luiz César Pannain
Formou-se em Odontologia em 1913, pela antiga Escola de Farmácia e Odontologia do Colégio Granbery de Juiz de Fora, Minas Gerais, sendo o orador dos Odontolandos. Tentou implantar aqui a indústria de produtos dentários, tendo iniciado a produção da “Amálgama Centenária”, e inventado uma máquina para tal, mas a Revolução de 1924 causou-lhe tais prejuízos que ele foi obrigado a desistir.
Entregou-se de corpo e alma às lutas ingentes pela sublimação da Profissão Odontológica, tão esquecida naquela época. Foi Bandeirante audaz no desbravamento do desconhecido campo da Periodontia, pois naquela época quem pensasse tratar da então chamada “PIORREIA” era no mínimo chamado de charlatão. Dr. Pannain não se conformava com os que acreditavam ser a dita “PIORREIA” um processo patológico irreversível e, como um verdadeiro desbravador, começou a pesquisar os fundamentos científicos da doença, sendo praticamente no Brasil, um dos criadores da Periodontia como especialidade, e membro de inúmeras entidades nacionais e internacionais, apresentando trabalhos científicos em vários Congressos e Semanas, recebeu homenagens e condecorações.
Em 1940, apresentou o 11º Congresso Odontológico Brasileiro realizado no Rio de Janeiro, os fundamentos para a classificação da paradentose (piorréia) e uma séria de trabalhos relacionados com o assunto e suas conseqüências, inclusive seus efeitos sobre a saúde em geral e o “Câncer” das vias digestivas. Tem um currículo vasto como: sua atuação como professor interino na Faculdade de Pharmácia e Odontologia do Estado de São Paulo, Vice-Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, Secretário Geral da União Odontológica Brasileira, Presidente Honorário da seção de Periodontia da APCD, entre outros.
Agraciados em 2008
Cirurgia: Prof. Dr. João Gualberto de Cerqueira Luz
Dentística: Prof. Dr. Glauco Fioranelli Vieira
Disfunção Têmporo-Mandibular e Dor Orofacial: Prof. Dr. Reinaldo Missaka
Hipnose: Prof. Dr. Mohamad Bazzi
Implantodontia: Prof. Dr. Luiz Carlos Silveira Zanatta
Matérias Básicas: Prof. Dr. Paulo Francisco César
Odontologia Legal: Prof. Dr. Arsênio Sales Peres
Odontologia do Trabalho: Profa. Dra. Dagmar de Paula Queluz
Odont.Prev.Social: Prof. Dr. Léo Kriger
Odontogeriatria: Profa. Dra. Maria Luiza Moreira Arantes Frígerio
Odontopediatria: Profa. Dra. Ana Estela Haddad
Ortodontia: Prof. Dr. Flavio Augusto Cotrim-Ferreira
Ortopedia Funcional dos Maxilares: Prof. Dr. Eduardo Sakai
Patologia Bucal: Profa. Dra. Silvia Vanessa Lourenço
Periodontia: Prof. Dr. Luiz Antonio Pugliesi Alves de Lima
Prótese: Prof. Dr. Pedro Tortamano Neto