- - Em primeiro lugar é preciso saber efetivamente, até que ponto o Marketing realmente é eficaz nas ações de captação de novos pacientes e fidelização dos mesmos. Para isso precisamos definir Marketing. Para muitos, ainda leigos, associam o Marketing a Vendas, outros defendem fielmente que Marketing é propaganda. O erro em decidir em investir em Marketing começa aqui na definição do que realmente é Marketing. Vejamos como realmente devemos definir Marketing aplicado a Odontologia. “Marketing é a ciência que estuda mercados distintos, comportamentos de compra e demandas buscando soluções ótimas para realização de vendas e conseqüentemente atingindo metas e conseguindo resultados positivos.” Esta minha definição expressa que, para uma pessoa possa usar o Marketing ao seu favor, seja em qual instância seja o mais importante é estudar o seu mercado e saber como ele funciona. Quem compra e como compra? Qual a expectativa do cliente alvo com relação ao meu serviço ou produto? Como ele costuma pagar por tal serviço? Dessa forma estaremos definindo não só o nosso famoso público-alvo como também como devemos proceder para atender ao máximo as expectativas dos clientes diante da sua percepção de valor. Na segunda parte da definição falamos sobre demandas e esse assunto está muito ligado a diferenciais competitivos que possuo na minha clínica. O que tenho ou faço hoje que meu concorrente não consegue ou não tem competência técnica para fazer, isso pode lhe ajudar e muito a atender demandas reprimidas pela falta de oferta em um cenário competitivo. Falamos também sobre vendas, que logicamente se tudo o que foi citado anteriormente for feito de maneira eficaz, com o apoio de um profissional especializado da área, as chances de conversão em vendas, ou seja, resultados numéricos e reais começam a fazer parte do seu dia a dia. - - Por esses e outros motivos a cada dia, se torna mais importante pensar cada vez mais em investir em Marketing contratando profissionais para atuarem consigo lado a lado em busca de resultados positivos para o seu negócio. Já não basta ser especialista e mestre no que faz e preciso MAIS……… Sobre o Autor: http://alexsilvafilho.blogspot.com/ - -
Por Alexandre de Araújo Silva
Por Alexandre Silva
Alexandre de Araujo Silva Filho
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Diretor de Marketing da ATM2 Comunicação Integrada de Marketing Pós-Graduando em Gestão de Negócios – IBMEC RJ Especialista em Marketing e Gestão em Saúde Especialista em Marketing Odontológico Especialista e Bacharel em Marketing, dedicado aos interesses dos meus clientes buscando soluções inteligentes para um melhor desempenho em ambientes competitivos.