fbpx

Tratamento antibruxismo pode durar de dois a quatro meses

Ranger ou apertar dos dentes durante o sono, ação que pode acentuar a sensibilidade e o desgaste natural, pode ser corrigida com combinação de aparelho e placa

O bruxismo se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, o que pode acentuar a sensibilidade e o desgaste natural, causar fraturas dentárias, dores em mandíbula, ombros e pescoço e até enxaqueca.

-

-

Segundo o dentista Ricardo Gaeta, da Gaeta Odontologia, em São Paulo, o tratamento inclui um aparelho fisioterápico e uma placa de resina acrílica. “O aparelho evita que os dentes do fundo se encostem, fazendo o organismo perder o hábito de ranger. Já a placa protege os dentes”, diz Ricardo.

Vantagem sobre a técnica antiga: a placa, a única opção até há pouco tempo, tinha sua atuação limitada a evitar os sintomas do bruxismo e não a combater suas causas.

Como é feito: o aparelho é de arame, bem parecido com os usados para alinhar os dentes, e deve ser usado diariamente por duas horas na primeira semana, quatro na seguinte, oito na terceira e no mínimo 20 horas a partir da quarta.

-

-

“São de dois a quatro meses de tratamento. Nesse período, as causas são tratadas, sejam elas má posição dentária, restauração malfeita, falta de um dente ou estresse. Só depois que a pessoa se livra do rangido é que partimos para a placa”, afirma Ricardo.

Fonte: Revista ELLE

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.