fbpx

Treinamento para detecção de lesões bucais

Dentistas recebem treinamento para avaliar câncer bucal

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Secretaria de Saúde de Piracicaba realizou o treinamento de 120 dentistas, sendo 65 da rede municipal da cidade e os demais da região, na segunda-feira (6). O evento aconteceu das 8 às 13 horas, no auditório do Centro Cívico, na avenida Antonio Corrêa Barbosa, 2.233.

-

-


O objetivo da qualificação, segundo Dirce Valério da Fonseca, coordenadora de Saúde Bucal, foi capacitar os profissionais para identificar lesões bucais nos idosos que vão participar da campanha de vacinação contra a gripe, quando a unidade aproveita para realizar a conscientização de prevenção ao câncer bucal. “A incendência de casos dessa doença é maior em pessoas com mais 60 anos, mas temos pacientes jovens, com 20 anos e adultos com 50 anos que apresentaram o problema e que foram diagnosticados nas nossas campanhas”, explica.


Em 2008, dos 2.590 pessoas examinadas na campanha, 190 foram encaminhadas para segundo exame e não foi constatada a doença. As lesões identificadas eram provocadas, na maioria, por hiperplasia (crescimento da gengiva), próteses mal-adaptadas e por fungos. “São lesões benignas, mas que comprometem a qualidade de vida dos pacientes”, informa Dirce.


Ela explica que as pessoas que tomam conhecimento da campanha participam, independente da idade. Os dentistas estarão realizando a avaliação das lesões com prevenção ao câncer bucal entre os dias 25 a 30 de abril, em todas as Unidades Básicas de Saúde que contarem com dentista.

-

-


A coordenadora recomenda que as pessoas prestem atenção e procurem o dentista se uma lesão na boca persistir mais que duas semanas. “O herpes, por exemplo, tem um ciclo de 14 dias e uma afta desaparece rápido. Nem toda lesão é câncer bucal, mas é preciso verificar e tratar”, recomenda. (AF)

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.