No dia 25 de outubro foi comemorado o Dia do Cirurgião-Dentista. E para comemorar a data, professores e acadêmicos do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral, promoveram uma vasta programação científica voltada para a atualização profissional, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Ceará e a Secretaria de Saúde e Ação Social de Sobral. Na quarta-feira 27 houve atendimento no Becco do Cotovelo, com o diagnóstico precoce do câncer de boca, além de aferição de pressão arterial.
-
-
As atividades foram gratuitas e voltadas exclusivamente para cirurgiões-dentistas de toda a zona Norte, com a exigência apenas da doação de 2kg de alimentos não perecíveis para a Casa de Apoio Madre Ana Rosa Gattorno, em Sobral. Com uma programação paralela, foi promovido por toda a manhã de quarta-feira 27, no Becco do Cotovelo, um trabalho de ação social voltado para o diagnóstico precoce do câncer de boca, além de aferição de pressão arterial.
O serviço, promovido pela equipe do curso de Odontologia da UFC, foi coordenado pelo professor Palúcio Moreira. Ele explicou que a zona Norte possui uma estrutura no tratamento bucal muito boa: “Sobral já é uma referência no tratamento de saúde bucal. Nós contamos com uma rede de atendimento na área bucal muito eficiente e que cobre não somente Sobral, mas outros 24 municípios que integram a Microrregião de Saúde. Hoje nós contamos com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que leva a todas as pessoas um serviço de qualidade e com precisão no atendimento. Isso ajuda no tratamento de problemas bucais em nossa região”.
O professor disse também que, apesar da oferta do serviço, a demanda ainda é muito grande. Por conta disso, é comum encontrar muitas pessoas necessitadas de tratamento bucal e até com riscos de câncer de boca: “Campanha como esta é de muita importância porque facilita o acesso das pessoas neste tratamento e a prevenção. Por isso, a cada ano, neste mesmo período, nós realizamos esta mobilização aqui no Becco do Cotovelo, para levar mais informação às pessoas. Muita gente ainda não sabe que existe este serviço e através destas mobilizações que nós pretendemos alcançar o maior número possível de pessoas e diminuir, com isso, os riscos de mais pacientes serem acometidos com o câncer de boca”, falou Palúcio Moreira.
-
-
Ele disse ainda que qualquer pessoa que apresente feridas na boca que não cicatrizam, caroços, manchas brancas ou vermelhas ou qualquer outra alteração poderão procurar os locais de saúde e serão atendidas por uma equipe de professores do Curso de Odontologia da UFC em Sobral juntamente com os acadêmicos de Odontologia e profissionais da rede pública de Sobral.
“Qualquer suspeita, o melhor mesmo é procurar ajuda médica. As pessoas devem realizar as escovações diariamente, principalmente antes de dormir. Tomando os cuidados básicos de higiene, estaremos diminuindo os riscos em contrair qualquer doença bucal”, disse Palúcio Moreira.
Números
Sobre os números exatos de doenças bucais, principalmente o câncer, o professor disse que ainda não dispõe, mas acredita que seja significativo: “Infelizmente, a grande maioria das pessoas não tem o hábito de escovar os dentes. Os que escovam, o fazem, no máximo, uma única vez por dia. Isso dificulta o enfrentamento das doenças bucais. Daí, a importância dos cuidados com a saúde bucal”, falou Palúcio Moreira.
-
-
Fonte: expressodonorte
Leia Também:
Campanha de orientacao sobre o cancer de boca
Fumo esta diretamente relacionado ao aparecimento do cancer bucal