A Faculdade de Odontologia da UFF (Universidade Federal Fluminense), no Polo Universitário de Nova Friburgo, vai realizar no dia 28 de maio sua 1ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca, promovendo exames preventivos e instruindo a população sobre como evitar a doença e realizar o autoexame.
-
-
Responsável pelo projeto e especialista em Patologia Bucal, a professora Karin Cunha pretende, além de prestar serviço à população, determinar a prevalência de alterações estomatológicas no município de Nova Friburgo, avaliar o conhecimento sobre câncer bucal entre as pessoas atendidas na campanha e divulgar o serviço oferecido pela Clínica de Semiologia e Diagnóstico Oral da faculdade, que faz atendimento de pacientes com doenças bucais.
Segundo ela, o câncer de boca é facilmente detectado em um exame de rotina, mas a maioria dos casos é diagnosticada nas fases tardias da doença, o que diminui as chances de cura dos pacientes. Daí a importância do alerta à população, pois frequentemente essas alterações bucais não são valorizadas pelos pacientes, que não sabem, inclusive, que existe uma especialidade da odontologia responsável pelo seu diagnóstico e tratamento: a estomatologia.
Além do atendimento clínico à população, os pacientes poderão assistir a uma palestra sobre prevenção do câncer de boca e receber folhetos explicativos. A campanha vai contar com profissionais do setor e alunos da Faculdade de Odontologia, na Rua Doutor Sílvio Henrique Braune, 22, Centro, Nova Friburgo, onde será promovida a atividade.
-
-
Outras informações pelo telefone 22- 2528-7168.
Fonte: Assessoria de imprensa da UFF.