fbpx

UFJF promove prevenção ao câncer de boca

Em 2010, aproximadamente 14 mil pessoas tiveram câncer de boca no Brasil. Deste total, 73% dos afetados pela doença são homens. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que também revelam uma demora no diagnóstico dos casos, a maioria deles é descoberta num estágio avançado, comprometendo a eficácia o tratamento. Com o objetivo de diminuir este número, a Liga de prevenção ao câncer de boca, da Faculdade de Odontologia, promove campanha de alerta a população.

-

-

O projeto teve início em março do ano passado e busca realizar ações preventivas e educativas sobre o câncer de boca na cidade e região. Neste sábado, dia 26, o grupo estará em Matias Barbosa, distribuindo panfletos, fazendo palestras e exames clínicos. As atividades acontecem na unidade do Programa em Saúde da Família do bairro Monte Alegre, entre às 8h e às 12h.

Atualmente 13 acadêmicos compõem o grupo, sob a orientação do professor Eduardo Machado Vilela. De acordo com a estudante Letícia Drummond, presidente da Liga, “este tipo de atuação contribui para a formação dos próprios alunos, pois proporciona uma maior aproximação com o público alvo. Além disso, facilita o acesso da população às informações sobre a doença”.

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e da cavidade oral. O principal sintoma da doença é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam. Geralmente este tipo de câncer atinge pessoas com mais de 40 anos de idade. A má higiene bucal, o tabagismo, o consumo de bebida alcoólica e o uso de próteses dentárias mal-ajustadas são alguns dos fatores que contribuem para o desenvolvimento da doença.

-

-

Outras informações: (32) 2102-3851 (Faculdade de Odontologia)

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.