Professores da Faculdade de Odontologia da UFPA, do grupo de pesquisa Clínico e Epidemiológico do Sistema Estomatognático, conseguiram a aprovação do Edital de Pesquisa do CNPQ, o qual permite a criação do Núcleo de Teleodontologia da UFPA, o primeiro Centro de Teleodontologia da Amazônia.
-
-
“Para nós, é uma conquista muito grande, pois aproxima a Faculdade de Odontologia das diversas regiões do grande Estado do Pará e da Amazônia, as quais sofrem pela falta de atenção odontológica, e possibilita levar conhecimentos, novas técnicas, cuidados odontológicos e de saúde às populações mais distantes”, afirma o professor Erick Pedreira.
Outra possibilidade é a oferta de curso de educação continuada para os profissionais de saúde bucal da Região Norte do Brasil, conforme explica a coordenadora do Projeto, professora Liliane Nascimento de Santi, da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da UFPA.
Ao todo, a Faculdade de Odontologia da UFPA tem quatro clínicas, com espaço para 20 atendimentos simultâneos. Além disso, há uma clínica na Escola de Aplicação (antigo NPI) e em outras “extramuros”, que são instaladas, provisoriamente, em locais como creches e escolas. O curso de Odontologia da UFPA tem duração de cinco anos e, atualmente, conta com um total de 500 alunos matriculados.
-
-
(Diário Online/ Ascom Ufpa)