-
-
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), através do departamento de Odontologia, realiza nesta quarta-feira (19), o 1º Simpósio de Instrumentação Mecanizada de Canais Radiculares no Ensino de Graduação. O evento acontece no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 – Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro), e oferece ao público especializado palestras e mesas redondas, com o objetivo de discutir a introdução da nova técnica no currículo do curso de Odontologia oferecido pela Unimontes.
O simpósio é aberto aos acadêmicos (a partir do quinto período), cirurgiões-dentistas do serviço público e alunos do curso de especialização da Associação Brasileira de Odontologia (ABO/Montes Claros). A solenidade oficial de abertura acontece às 8 horas, contando com a presença do vice-reitor e superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria da Unimontes, professor João dos Reis Canela, representando o reitor, Paulo César Almeida.
Em seguida, haverá a palestra “Ensino da instrumentação mecanizada de canais radiculares na graduação: a experiência da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”, a ser ministrada pelo professor Antônio Paulino Ribeiro Sobrinho.
-
-
Ainda na parte da manhã, será realizada mesa redonda sobre o mesmo tema, com os professores adjuntos da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) Eduardo Nunes e Frank Ferreira Silveira. Na pauta, o relato da experiência nesta área na Faculdade de Odontologia daquela instituição.
À tarde, mais duas palestras: “Limpeza de Canais Radiculares”, a ser proferida pelo professor Manoel Damião de Sousa Neto, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), da Universidade de São Paulo (USP); e “Avaliação crítica do ensino de novas tecnologias na graduação: uma experiência de 5 anos no ensino de técnicas rotatórias”, que será ministrada pelo professor Jesus Djalma Pécora, do departamento de Odontologia Restauradora daquela instituição paulista.
O chefe do departamento de Odontologia da Unimontes e coordenador do simpósio, professor Manoel Brito Júnior, revelou que o evento vai debater também a inserção da nova tecnologia no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), como forma de agilizar a prestação de serviços na área da saúde bucal.
“Considerando que as clínicas odontológicas da Unimontes são conveniadas com o SUS, um desdobramento previsível do ensino dessas técnicas no curso de odontologia é a garantia de um atendimento qualificado e eficaz aos usuários da área da endodontia (tratamento da polpa dentária), que atualmente geram alta demanda”, observa o professor Manoel Júnior.
-
-
Fonte: Ascom Unimontes