fbpx

Universidade do Minho-Portugal, patenteia invento de Raios-X que tem aplicação em radiografia dental

A patente foi concedida a 08 de Janeiro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI)

A Universidade do Minho obteve a concessão de uma patente relativa a uma matriz de imagem de Raios-X com guias de luz e sensores de pixel inteligentes, apropriada para radiografia dental, revelou hoje à Lusa fonte da instituição.
Braga, 21 Jan (Lusa) – A Universidade do Minho obteve a concessão de uma patente relativa a uma matriz de imagem de Raios-X com guias de luz e sensores de pixel inteligentes, apropriada para radiografia dental, revelou hoje à Lusa fonte da instituição.

-

-


O Gabinete da Reitoria adiantou que o invento pertence aos professores Gerardo Rocha e Senentxu Lanceros-Méndez, dos Departamentos de Electrónica Industrial e Física.


Segundo os dois investigadores, “este sistema de imagem de Raios-X digital, particularmente apropriado para radiografia dental, proporciona excelente portabilidade, alta resolução espacial, sensibilidade melhorada e significativa redução da dose de operação”.


Conduz ainda, segundo frisaram, “à redução dos custos de produção, quando comparados com dispositivos similares disponíveis no mercado”.

-

-


A patente, concedida a 08 de Janeiro pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), protege um sistema de diagnóstico radiográfico avançado, baseado numa combinação inovadora de detectores CMOS (“Complementary Metal Oxide Semiconductor”), electrónica de leitura para cada pixel, transferência de dados para o computador e cintiladores embebidos em camadas reflectivas, que formam guias de luz”.


O mesmo conceito pode ser também aplicado em outro tipo de painéis, com o objectivo de substituir outros processos de imagem de Raios-X.


O INPI permitiu, através do Programa de Sistemas de Incentivos à Utilização da Propriedade Industrial (SIUPI), o desenvolvimento de um protótipo já próximo das necessidades do mercado, de forma a reduzir o risco na transferência desta tecnologia para um contexto industrial.


Tal apoio, sustenta a fonte universitária, “acelera a identificação de parceiros para a sua exploração, actividade na qual a TecMinho/Associação Universidade/Empresa apoia a Universidade do Minho no âmbito da sua missão de apoio à valorização do conhecimento gerado na instituição”.

-

-


Fonte Site Expresso.pt

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.