Preparado para acontecer entre os dias 27 e 29 de agosto, o 10º Congresso Internacional de Odontologia do Paraná (CIOPAR) foi adiado para 2, 3 e 4 de dezembro próximo. A decisão foi tomada após sucessivas reuniões da ABO/PR com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, a Associação Paranaense de Infectologia e o Ministério Público, que têm recomendado a suspensão de eventos de grande porte na região por conta da pandemia de gripe suína (H1N1).
Apesar de a propagação do vírus no Paraná já ter se estabilizado – as aulas na maior parte das instituições de ensino recomeçaram na última segunda-feira (17) –, a orientação do poder público é que se evite a aglomeração de grande quantidade de pessoas em locais fechados e com pouca ventilação natural. Às vésperas de acontecer, o 10º CIOPAR já contava com mais de 1.800 pré-inscritos. Destes, segundo pesquisa realizada pela ABO/PR, 72% gostariam que o evento fosse adiado. Dos expositores, 90% manifestaram-se a favor do adiamento, e alguns palestrantes da programação científica cancelaram sua participação no evento por conta da pandemia.
A nova data foi a única disponibilizada pelo Estação Embratel Convention Center, local do evento. A ABO/PR está trabalhando para adequar a programação à nova realidade. “Apesar do prejuízo que a mudança acarreta, acreditamos que a imagem da ABO e a segurança de todos os envolvidos é primordial”, declarou o presidente da ABO/PR, Osíris Pontoni Klamas. A ABO Nacional garantiu total apoio nos trâmites que envolvem o processo e na divulgação do adiamento. A comissão organizadora do 10º CIOPAR e a Diretoria da ABO/PR devem divulgar, em breve, comunicado oficial com mais esclarecimentos.
Mais informações: www.ciopar.com.br
-
-
Fonte ABO ONLINE