Recentemente farmácias e drogarias brasileiras passaram a vender produtos caseiros para clarear os dentes, despertando o interesse de consumidores que buscam um sorriso sem manchas.
-
-
Segundo o dentista Heraldo Riehl, colaborador de pesquisas na área de clareamento, a falta de legislação específica para comercialização desses produtos permite que eles sejam vendidos sem prescrição ou orientação médica, representando uma ameaça à saúde dos consumidores.
“Sem acompanhamento de um dentista e administração das dosagens corretas, esse procedimento pode causar sérios danos”. Entre os problemas decorrentes da falta de orientação, o especialista lista o excesso de sensibilidade e desgaste dos esmaltes dos dentes.
Enxaguantes bucais e pastas de dentes
Para Riehl, a categoria de produtos que prometem clarear os dentes, nada mais fazem do que tingir os dentes. “Os enxaguantes não clareiam efetivamente porque a quantidade de peróxido de hidrogênio contida neles é muito baixa”, afirma. “Enquanto os cremes dentais têm pigmentos microscópios na composição, que preenchem o esmalte do dente, mas perdem a eficácia tão logo você deixa de usá-los”.
-
-
Fonte: Site Abril