-
-
*Nísia Teles
-
-
Antes de começar a ler o segundo parágrafo deste artigo peço, que feche os olhos e tente lembrar quais as revistas que você costuma colocar na recepção da sua clínica, ou melhor, se conseguir esperar para ler o artigo completo, confira quais as revistas expostas atualmente na sua recepção. Vamos ver se eu consigo adivinhar algumas? Se a minha intuição estiver correta, na recepção do seu consultório já teve (ou têm!) pelo menos três destas revistas que irei citar: Caras, Contigo, Quem, Veja, Época, Marie Claire, Cláudia, Nova, Elle, Auto Esportes, Quatro Rodas, Casa e Jardim, Casa Cláudia, Arquitetura e Construção, Boa Forma, Viagem, Adega, Exame, Super Interessante, entre outras.
Agora eu te pergunto: Você vende sorrisos na sua recepção? Será você está aproveitando o tempo que o seu cliente passa na sua recepção para vender a cultura do sorriso saudável? Você já parou para pensar que as revistas e livros expostos na recepção são ferramentas importantíssimas para ajudar o cliente na decisão de compra?
Para ilustrar melhor o meu pensamento vou contar uma pequena história:
A paciente vai pela primeira vez no dentista, onde o profissional realiza a consulta inicial, solicita alguns exames para preparar o plano de tratamento e fala sobre os recursos mais modernos que existem hoje na odontologia, para deixar o sorriso do paciente saudável e bonito.
-
-
Entre idas e vindas da paciente indecisa, acontece o seguinte diálogo:
– Doutor, estava na dúvida entre fazer um implante ou viajar para o Caribe. Mas após as longas esperas na sua recepção, decidi finalmente o que vou fazer!
– É mesmo? Quem bom, então decidiu fazer o implante dentário! Fico feliz de tê-la convencido que a sua saúde é muito importante.
– Não doutor, DECIDI IR PARA O CARIBE!!!Durante as minhas vindas ao seu consultório, pude ler várias matérias da Revista Viagem, edição especial sobre o Caribe, e fiquei encantada com tudo que li! Posso pegar a revista emprestada? Prometo que assim que terminar de ler eu devolvo.
Essa historinha, é apenas para mostrar que muitas vezes o profissional da odontologia não observa os detalhes e, não pensa estrategicamente. O principal concorrente do dentista não é o dentista da esquina, mas a viagem para o CARIBE, a roupa que a atriz está vestindo na revista de moda, o carro que acabou de ser lançado na revista especializada, entre outros produtos e serviços que estão estampados constantemente em revistas, livros e jornais.
Não quero que você elimine todas as revistas que citei acima, pelo amor de Deus! Vamos pensar, ok? Apenas desejo que você comece a observar, de uma forma inteligente, sua recepção. Escolha revistas, livros ou qualquer outra ferramenta, que possa trabalhar a odontologia com bom humor, alegria e positividade, na mente do seu cliente. Venda sorrisos bonitos, felizes e saudáveis na sua recepção!
Na maioria das vezes o tratamento odontológico é uma compra planejada. O paciente fica naquela dúvida: Faço os implantes ou compro um carro? Faço o clareamento ou a escova progressiva? Coloco aparelho ortodôntico ou entro para academia?
É importante mexer com o emocional do cliente, mostrar para ele a importância do sorriso e da alegria de poder sorrir sem medo.
Você pode ter revista de moda, de fofoca, de cultura geral, entre outras. Mas é importante ter um conteúdo que foque nos tratamentos odontológicos, sorrisos, auto-estima e felicidade.
Atualmente, temos uma infinidade de revistas e livros sobre assuntos interessantes para colocar na recepção de uma clínica odontológica. Citarei alguns para ajudá-lo a VENDER SORRISOS NA SUA RECEPÇÃO.
Revista Sorria – É uma revista que fala sobre a alegria de viver, com assuntos descontraídos e histórias emocionantes de pessoas felizes. Você encontra a Revista Sorria na Drogaria Raia por apenas R$ 2,50, e ainda ajuda o GRAACC. É uma revista do bem.
Revista Bons Fluidos – É outra revista super positiva, o nome já diz tudo!
Sorria, você está sendo curado – Um livro que fala sobre os benefícios do sorriso para o corpo e a mente, com um conteúdo divertido e super interessante.
Mude seu Sorriso: Este livro é um atlas explicativo e demonstrativo para pacientes.
Publicado desde 1984, sendo um sucesso de vendas em todos os idiomas que saiu.
Projeto Sorriso Natural – O livro do Baratiere possibilita que os pacientes conheçam algumas alternativas de tratamento dentro da Odontologia Restauradora, com uma linguagem simples e direta.
Sorriso Modelo – Um livro que traz dicas para valorizar o rosto e conservar os dentes bem tratados, além de mostrar a transformação de celebridades. É um livro muito bem feito.
Além dessas revistas e livros que citei, é importante pesquisar nas diversas livrarias espalhadas pelo Brasil: livros com mensagens positivas, frases para melhorar o humor, piadas, livros de imagens que despertem o sorriso de quem ler, etc. Você também pode criar o seu próprio livro de sorrisos: com matérias, artigos, imagens divertidas, fotos da equipe e dos pacientes, enfim, as possibilidades de tornar sua recepção um lugar de sorrisos são infinitas. Vamos lá, acredito em VOCÊ!
Muitos sorrisos!
Sobre a Autora:
Nísia Teles
Graduada em Marketing.
Especialista em Marketing para Dentistas.
Experiência de 12 anos na área odontológica.
Sócia fundadora do Markentista – Marketing & Design para Dentistas.
Idealizadora e Coordenadora do Clube Markentista – Cursos e treinamentos.
Realiza treinamento de equipe em Clínicas Odontológicas.
Ministra cursos e palestras sobre Marketing Odontológico.
Autora de diversos artigos sobre Marketing Odontológico.