fbpx

Verão contribui para aparecimento de herpes

Estresse, baixa imunidade e traumas estão entre as causas do aparecimento da doença

O aparecimento de herpes labial está ligado a alguns fatores, como estresse, baixa imunidade, traumas locais e desidratação. O problema também pode piorar com a chegada do verão, pois muitas pessoas não hidratam a pele, principalmente os lábios, e o número de casos da doença aumenta na estação. A dentista Ana Paula Uzun comentou sobre o tratamento do herpes, por meio do laser.

-

-


herpes labialSegundo a especialista, 99% da população mundial tem o vírus e três em cada dez pessoas desenvolvem a lesão. Uzun explica que o herpes é uma doença muito comum e o contato com a secreção contaminada leva ao contágio. Ela recomenda alguns cuidados para evitar o herpes: hidratar o lábio, com hidratantes com protetor solar, e reduzir a exposição ao sol, principalmente, no verão.


Uzun diz que o herpes permanece na região labial em até 15 dias e com o laser esse tempo pode ser reduzido. Ela diz que usar esse método logo na primeira etapa é o melhor a se fazer, pois trata o aparecimento das lesões e assim inibe o herpes. Já na fase de vesículas, o laser pode atuar acelerando o processo de recuperação. Neste período, a doença pode ser tratada de duas formas: com o laser de alta potência ou com laser de baixa potência com corante.


Ela comenta que existe uma terapia nova, chamada de foto dinâmica, na qual o laser é associado a um corante. Segundo a dentista, as vantagens são grandes, como a aceleração do tratamento, a recuperação, o baixo custo — em relação ao laser de alta potência — e a dispensa do uso de medicamentos.

-

-


A especialista diz que após quatro horas do tratamento, quando começam as surgir algumas crostas, a ação do laser já pode ser notada e não há contra-indicação. Segundo Uzun, não há como prevenir a doença, mas as lesões podem ser tratadas. Quando o paciente começar a sentir uma leve formigação no lábio já deve entrar em contato com o cirurgião dentista, capacitado na área de laser.” Uzun explica que os pacientes que têm herpes mensalmente podem fazer sessões de prevenção. O laser também pode ser usado em várias outras manifestações, como em afta e sensibilidade nos dentes.


Fonte: Diário de Natal

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.