fbpx

XV CIOBA recebe comitiva da FDI e apresenta um evento de resultados

noticias da odontologia

CIOBA

-

-


Nove mil participantes, grade científica elogiada, empresas satisfeitas e uma delegação de oito dirigentes da Federação Dentária Internacional (FDI), órgão máximo da Odontologia mundial, convidada pela ABO Nacional a conhecer a cidade de Salvador, o Centro de Convenções e a Odontologia brasileira, para uma primeira amostragem do que será o Congresso da FDI’2010, no hospitaleiro cenário baiano.


Reuniões – A comitiva internacional participou  de todas as atividades oficiais e sociais do CIOBA, além das assembléias paralelas da Coordenação das Escolas de Aperfeiçoamento Profissional (EAPs); do Conselho Deliberativo Nacional (CDN), que reúne as 27 Seções da ABO; e da reunião da Coordenação das Regionais (Core) da Bahia.


Integrantes – A delegação da FDI estava formada por Burton Conrod (Canadá), presidente da entidade e integrante da Regional Norte (Estados Unidos, Canadá e México) da federação; Roberto Vianna (Brasil), presidente eleito da FDI, que toma posse no próximo ano, no Congresso de Cingapura; Patrick Hescot (França), que preside a Associação Dentária Francesa (ADF) e a Regional Europa; Adirek Wongsa (Tailândia), presidente da Regional Ásia-Pacífico; Adolfo Rodríguez (República Dominicana), à frente da Regional Latino-americana e da Federação Odontológica Latino-americana (Fola); Norberto Francisco Lubiana, presidente da ABO Nacional, conselheiro da FDI e presidente do Congresso FDI Salvador’2010; Paul Wilson e Julian Fisher, respectivamente diretores mundiais de Eventos e de Programas Científicos e de Educação da FDI. Também integrou a comitiva Gilberto Pucca Jr., demonstrando o apoio do governo federal dado ao trabalho realizado pela ABO, nacional e internacionalmente. Na visita a Salvador, que durou de 31 de outubro a 4 de novembro, eles foram recepcionados pelo presidente da ABO Bahia, Delcik Dutra, e demais diretores da Seção e de comissões do XV CIOBA.

-

-


Bahia confirma apoio ao FDI’2010


Parte da agenda de trabalho dos dirigentes internacionais da FDI e dos organizadores brasileiros do Congresso de 2010, as duas audiências oficiais – com o chefe do Gabinete do Governo do Estado e com o vice-governador da Bahia – resultaram em compromisso de apoio à realização do evento, que vai acontecer no Centro de Convenções da Bahia. Nas duas ocasiões, Norberto Lubiana e Delcik Dutra fizeram uma explanação do que será o congresso – “a Olimpíada da Odontologia”, segundo Lubiana – e da necessidade de suporte do governo estadual para o sucesso do evento, que terá público estimado em mais de 15 mil congressistas. Foi salientado, também, que pela primeira vez nos 108 anos de história da FDI um brasileiro está como presidente eleito da entidade, para ser empossado em 2009, ou seja, o Congresso da FDI’2010 acontecerá tendo à frente da entidade um brasileiro.


ABO na FDI – O presidente Burton Conrod explicou, nas duas reuniões, o que é a FDI, o que são seus congressos e como são feitos a cada ano em um país escolhido pela entidade, além das ações em todo o mundo em prol da promoção da saúde. Ele ressaltou a importância que tem a ABO na FDI – “é a maior associação e a que tem a maior delegação” – e a relevância da Odontologia brasileira através do Brasil Sorridente, “uma experiência que pode ser levada para o mundo todo”. Conrod falou ainda de sua intenção de trazer 6 mil cirurgiões-dentistas do Exterior em 2010 e que, no total, o evento deverá reunir mais de 15 mil participantes, um dos maiores da FDI.


O presidente da FDI destacou, ainda, que o evento é científico, mas não deixa a parte de negócios de lado, pois anualmente movimenta cerca de 40 milhões de dólares dentro do país sede, entre compras de materiais, contratação de pessoal, turismo, hotelaria, alimentação. “Para tudo isso acontecer, precisamos do apoio oficial do Estado, pois será uma boa parceria para todos.”

-

-


De 7 para 22 vôos diretos de e para o exterior – O chefe de Gabinete do governador do Estado da Bahia, Fernando Roth Schmidt, reafirmou o interesse da Bahia em receber o evento de 2010. “Temos claro que é necessário dar algum tipo de suporte, diretamente ou em parcerias privadas. O Centro de Convenções é o lugar ideal para o evento, e desde já estará passando por melhorias na climatização e na substituição de equipamentos. Estão sendo feitos fortes investimentos na cidade para três cúpulas que acontecerão, e como parte desse esforço o aeroporto também será ampliado, e os sete vôos diretos para os Estados Unidos e Europa que existem hoje passarão a ser 22 em dois anos.”


No encontro com Schmidt ficou decidida a criação de um grupo de trabalho, com integrantes das várias frentes interessadas, para acompanhamento do processo de melhorias propostas.


Na audiência com o vice-governador do Estado da Bahia, Edmundo Pereira Santos, o presidente da ABO falou das conquistas da Odontologia brasileira na FDI e de acordos internacionais já firmados com a ADA, New York University, Coréia, Bulgária, Portugal e países da Fola. “Temos que ter apoio para manter e ampliar estas conquistas, e com o evento de 2010 estamos trazendo o mundo para a Bahia.” O vice-governador afirmou ser uma honra para a Bahia receber o Congresso da FDI e que “o Brasil tem cirurgiões-dentistas de qualidade, que merecem o nosso respeito”. E finalizou: “Podem ficar certos do apoio do governador Jaques Wagner, que só não está aqui porque participa do vôo inaugural de mais uma linha Salvador-Europa”.


“ABO é a maior associação da FDI”


Em todos os pronunciamentos feitos em Salvador, o presidente da FDI, Burton Conrod, fez questão de enaltecer o papel da ABO não só como a maior rede de capacitação do mundo, mas também como a maior associação e a maior delegação da FDI.


“Entendo que a ABO, com sua Rede, é líder em educação continuada no mundo. Estamos aqui para ver o modelo ABO, para saber como vocês fazem este trabalho e replicar isto para todos os países. Sinto-me extremamente satisfeito por estar aqui, pois tenho ouvido ótimas referências do profissional e da organização da saúde bucal brasileiros. Estou muito ansioso para chegar a 2010, pois nossa missão é promover a ética, o ensino e a saúde bucal em todo o mundo e o congresso nos trará esta oportunidade, de colocar educação ao alcance de todos, a partir do Brasil.” Conrod também anunciou a realização, em julho próximo, na cidade do Rio de Janeiro, de conferência mundial da FDI sobre Cariologia.


Salvador conquista delegação estrangeira


Por obrigação, a delegação da FDI visitou praticamente todos os locais de eventos e turísticos de Salvador. É nesta fase de preparação que é escolhido cada lugar, para cada coisa, ou seja, tudo o que o FDI’2010 vai abrigar, desde programação oficial a social. Esta visita geral inclui restaurantes, pontos históricos e de lazer, praias, pequenos e grandes espaços. E foi como expert que, depois de quase uma semana pesquisando o que, onde e como em Salvador, a comitiva se mostrou encantada com o que viu, ouviu, desfrutou, provou. A hospitalidade baiana, o interesse em ajudar, a vontade de agradar… Tudo isso contou e os visitantes mostraram-se entusiasmados com o que conheceram e irão ajudar na divulgação do Congresso’2010 em todo o planeta. “Estamos ansiosos para voltar em breve”, afirma o presidente da FDI, Burton Conrod.


Fonte: Edita comunicação

Compartilhe

Odontosites - Odontologia em Um Clique© - All Rights Reserved.