Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site

Marketing Aplicado à Saúde

Cobro ou não cobro a primeira consulta?
Doutora, eu quero que você só dê uma olhadinha.

Dr. Roberto Caproni*

caproni.gif (4587 bytes)

 

 

 

Muitas perguntas chegam até mim sobre a primeira consulta. Em congressos, em palestras, em cursos ou por e-mail. A dúvida é sempre a mesma: Devemos ou não cobrar a consulta inicial na Odontologia?

Abaixo temos a pergunta literal de uma dentista e a resposta que lhe dei na ótica do moderno marketing:

1. A pergunta:

Gostaria de saber o que devo fazer para atrair pacientes para o meu consultório , sem ter que minimizar os meus honorários , a ponto de ter quase que igualá-los às clínicas dentárias populares que estão cada vez mais se proliferando nas cidades, num contexto onde o paciente não quer saber muito de bom trabalho , e sim , de melhor preço. E também que os pacientes acham que os dentistas não devem cobrar a primeira consulta. Eles alegam que é só para dar uma olhadinha! Não acho isso justo, afinal, passei alguns bons anos na faculdade e outros anos entre especializações e aperfeiçoamentos para dar um diagnóstico. O que acha disto?

2. Comentário Inicial:

Clientes não compram diagnósticos. Clientes compram soluções completas através de um relacionamento com você. O diagnóstico é apenas o início. Existem, ainda, pela frente o prognóstico, o tratamento e o relacionamento com o cliente.

3. A resposta:

Os clientes sempre nos pedirão preços mais baixos quando não lhe oferecemos valor. Se você souber agregar valor, na percepção que o cliente tem de valor, ele deixará de discutir preços com você. Valor é uma relação custo/benefício:

                    Custos = preço + dificuldades de obtenção dos serviços

Benefício = serviço básico + vantagens de obtenção dos serviços

Assim você poderá dar maior valor para os clientes sem, necessariamente, reduzir os seus preços. Cobrar consultas é justo na sua ótica, e também na minha ótica. Mas será que é justo na ótica do cliente? A ótica do cliente vale mais do que a minha e a sua ótica juntas. Sabe por que a ótica do cliente é a mais importante? Porque o cliente tem liberdade de escolha, liberdade de optar por um ou por outro profissional. Porque é o cliente quem paga a conta, que assina o cheque com os nossos honorários.

Verifique que quando você cobra consulta, você cria um custo adicional para o cliente. Talvez seja mais sensato você não cobrar a consulta, pelo menos por enquanto, para trazer o cliente para perto de você. Sempre existirá a opção de você diluir o preço da consulta no preço do tratamento. É preferível você agir assim, do que perder o cliente sem mesmo conhecê-lo, porque ele não procurou você afastado pelo preço da consulta cobrada.

Cobrar consulta é uma ação de marketing dentro de Preços. É indicada para um profissional que deseja selecionar clientes de uma longa fila de espera. Para profissionais que estão se iniciando profissionalmente, esta não seria uma ação aconselhada porque afasta o cliente. Você deve buscar ações que tragam os clientes para perto de você. Isto não é uma questão de ser ou não ser justo, e sim de ser ou não ser prático.

Marketing quer dizer atender às necessidades dos clientes de forma lucrativa para você. Administração de marketing quer dizer administrar a demanda de clientes. Assim se temos muito clientes, temos um problema de marketing onde a demanda é maior que a oferta. Precisamos desenvolver ações de uma maneira tal que a demanda de clientes se ajuste à oferta de horários, de forma lucrativa para nós. Se temos poucos clientes, temos um problema de marketing, onde a demanda é menor que a oferta. Neste caso temos que desenvolver ações no sentido de aumentar a demanda, até que ela se ajuste à oferta de horários da nossa agenda, de forma lucrativa para nós.

Não é uma boa prática de marketing utilizar ações para reduzir a demanda de clientes se o nosso problema é ter uma demanda já reduzida.

Para cada doença um remédio!

Para uma simples gripe, aspirina e cama. Para câncer com metástase, quimioterapia. Não faz sentido prescrever aspirina para quem está com câncer, da mesma forma que não faz sentido prescrever radioterapia para quem está com gripe. Para o marketing vale o mesmo raciocínio. Devemos prescrever o remédio certo para a doença certa. Prescrever o remédio inadequado para uma doença, poderá matar o doente.

Assim, antes de se prescrever um tratamento é bom que se faça um diagnóstico.

As soluções para os problemas de marketing, não estão dentro do campo de ação clínico, e sim dentro do campo de ação do marketing, que é extra-clínico. Desta forma se você quer resolver um problema de marketing não olhe para dentro do seu consultório. Abra as janela e olhe para fora. Será de lá que você sentirá a brisa, que entrará pelo seu consultório com as soluções que você busca.

Estude marketing! Conheça este assunto. Seja tão competente em marketing quanto você é competente em procedimentos clínicos. Somente assim você terá o sucesso que você busca, e que com toda certeza, você merece.


* Dr. Roberto Caproni - É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e em Ciências do Comportamento.Possui cursos de marketing com as maiores autoridades mundiais  do assunto. É consultor  de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde no Brasil e no Exterior. É autor do livro best seller Marketing Interpessoal – O Contato direto com o cliente.Mais informações sobre o tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br ou pelo telefax (031)3773-7301.  

A reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais, revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br

contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site

Artigos relacionados:

Cada um vê o que quer ver

Literatura recomendada

Capacitação em Administração e Marketing na Odontologia  
PLINIO MARCOS MODAFFORE & BERNARDINO MARQUES DE FIGUEIREDO FILHO
Ícone
Cabem algumas observações: a linguagem do livro é muito apropriada e as capítulos estão organizados de forma a facilitar a leitura; importância da Administração, visão Histórica e sua relação com...
Clique aqui e veja mais detalhes.

 

 

Marketing de A a Z   Prazo de entrega:
PHILIP KOTLER
Campus
Philip Kloter revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível,...
Clique aqui e veja mais detalhes.

 

 


 

Administração de Marketing   Prazo de entrega: Normalmente em 1 dia útil para Grande São Paulo
PHILIP KOTLER
Prentice-Hall
Completamente atualizada, a 10ª edição apresenta o e-marketing e o e-commerce como as tendências mais marcantes do novo milênio, as mudanças no cenário do marketing e as ferramentas necessárias ao ... Clique aqui e veja mais detalhes.


 

Publicidade