Marketing
Aplicado à Saúde
Socorro!
Os clientes sumiram...
Os
clientes fazem orçamento e não voltam.
Não sei mais o que fazer.
|
Roberto Caproni* |
Durante
um workshop de
marketing em Ribeirão Preto foi feita para mim uma pergunta, por escrito,
que me sensibilizou muito pela dramaticidade das colocações. São
perguntas como esta que me fazem pensar na falta de sentido que é uma
faculdade preparar os seus
alunos tecnicamente, ignorando o cliente, ignorando o mercado, ignorando o
marketing. A fantasia do mundo acadêmico nada tem a
ver com a realidade do mundo aqui fora. Os alunos vivem presos em
gaiolas douradas e não aprendem a voar. No mercado são presas fáceis de
predadores vorazes.
1.
A pergunta:
Gostaria
de colocar em prática todo o meu conhecimento odontológico que adquiri
durante os 5 anos de faculdade, mais atualizações, cursos e congressos,
para o bem-estar dos meus clientes e para o meu bem-estar pessoal. Mas os
clientes fazem orçamentos e não voltam.
Os preços são os de convênios e bons para os clientes. Trato todos os
pacientes educadamente.
Não sei mais o que fazer. Socorro!
2.
A resposta:
Quando
o cliente volta, ele quer dizer algo para você. Quando o cliente não
volta, ele também quer dizer algo para você. Se ele não volta é porque
não está bom para ele, assim como você está pensando. Existe algo
errado que você não está percebendo devido às limitações de sua visão
clínica.
Uma
coisa é a sua percepção do que é bom ou ruim para você. A outra coisa
é a percepção do cliente, do que é bom e ruim para ele.
Pode
se ver pela sua pergunta, que não existe uma identidade entre você e o
seu consultório com os clientes que você atende.
Todos
estes seus anos de estudo somente serviram para você desenvolver a
qualidade técnica dos seus serviços, que possivelmente é boa: na sua ótica.
Mas você não está conseguindo passar esta percepção para os seus
clientes. Qualidade para o cliente não se restringe a aspectos técnicos.
Qualidade para o cliente tem a ver com a percepção de qualidade que ele
tem dos seus serviços e do seu consultório como um todo. Inclusive de
você como pessoa.
O
seu problema poderá ser resolvido através do marketing, isto é, ver o
negócio no ponto de vista do cliente e não no seu ponto de vista.
Marketing quer dizer atender às necessidades, desejos e expectativas dos
clientes de forma lucrativa para você. Reflita! Você está fazendo isto?
Estude
um pouco mais de marketing e um pouco menos de procedimentos técnicos da
Odontologia. Se possível faça um bom curso de marketing. Você verá
como é simples resolver estes problemas, que agora, estão fazendo você
pedir socorro.
3.
A história:
Eu
quero contar uma história para você.
Uma
pessoa queria atravessar um rio. Mas ela só tinha a canoa. Faltavam-lhe
os remos. Toda vez que tentava atravessar o rio só com a canoa ela não
conseguia porque era levada pela correnteza do rio. Um dia ela conheceu
uma outra pessoa que também queria atravessar o rio, mas só tinha os
remos. Esta pessoa quando tentava atravessar o rio acabava tendo que
voltar porque ela não conseguia se manter à tona segurando os remos.
Um
dia os dois perceberam que um dependia do outro. E que juntos poderiam
atravessar o rio, desde que
fizessem uma parceria: um entrava com a canoa, o outro entrava com os
remos. Assim eles conseguiram chegar do outro lado do rio com facilidade.
É
isto que está acontecendo com você. Você tem a canoa. Mas quem tem os
remos, que dão a direção para a canoa dentro do rio, é o cliente. Como
os clientes não estão conseguindo explicar para você qual o rumo que
eles querem, já que você e eles falam línguas diferentes, eles estão
buscando outros proprietários de canoas para atravessar o rio. Muitas
vezes os outros têm canoas que não são tão boas quanto a sua. Mas eles
entendem o que os clientes querem. E chegam ao outro lado do rio enquanto
você fica sempre na margem pedindo socorro. Os clientes não entendem
como que uma pessoa como você, que diz ter uma canoa tão boa, fica
sempre à margem do rio e não consegue atravessá-lo. Mas eles não poderão
socorrer você. Eles também precisam
atravessar o rio.
Quem
falou que a regra do jogo é ter a melhor canoa do mundo?
A regra do jogo é atravessar o rio!
Entenda
melhor as necessidades, os desejos e as expectativas dos clientes.
Estabeleça com eles uma parceria e você atravessará o rio quantas vezes
você quiser, sempre com sucesso e sem medo da forte correnteza. Afinal, a
canoa você já tem. Só faltam os remos. E os remos estão nas mãos dos
clientes...
Na
faculdade eles nos ensinam a fabricar as melhores canoas do mundo. Mas se
esquecem de nos lembrar que quem tem os remos são os clientes. E que
canoas sem remos são levadas pela correnteza do rio até
o mar. E no mar a canoa se perde no meio de infinitas canoas que
flutuam à deriva, pedindo socorro...
*
Dr. Roberto Caproni
- É graduado em Odontologia pela UFMG e em Administração de Empresas. Pós-graduado
em Marketing e em Ciências do Comportamento.Possui cursos de marketing
com as maiores autoridades mundiais do assunto. É consultor
de marketing e ministra palestras e cursos sobre Marketing Aplicado à Saúde
no Brasil e no Exterior. É autor do livro best seller Marketing
Interpessoal – O Contato direto com o cliente.Mais informações sobre o
tema poderão ser obtidas no site www.caproni.com.br
ou pelo telefax (031) 3773-7301.
A
reprodução dos textos de autoria de Roberto Caproni em jornais,
revistas, boletins informativos, sites, fax, e-mail ou qualquer outro veículo
de divulgação é PERMITIDA desde que citado o autor e o endereço eletrônico www.caproni.com.br
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