Odontologia no Brasil

 Receba nossas
 novidades
em
seu e-mail

Home
Conselhos de Odontologia
Faculdades de Odontologia
Eventos/Congressos
Artigos
Científico
Marketing
Gestão
Opinião
Internet
Blog de Marketing
Odontologia em Links
Guia de Dentistas
Guia de Empresas
Livraria  odontológica
Concursos de odontologia
Empresas em Foco
Procure na Internet
Odontologia em Noticias
Orientando
Responsabilidade social
Dicas de Saúde
Anuncie Aqui
Fale Conosco
FAQ
Quem somos
Política de Privacidade

Clique aqui e faça do Odontosites sua página Inicial


Apoio:

Marketing em odontologia

A Difícil Arte de Fidelizar

Júlio César Freitas Vicente*

A situação dos consultórios odontológicos no Brasil esta caótica.
O baixo fluxo de pacientes é visível.Para revertermos este quadro,lançamos mão de diferenciais competitivos.Após um árduo trabalho de pesquisa colocamos em prática e o resultado não vem ou o resultado não é o esperado.
E a pergunta é sempre a mesma - O que aconteceu?Aonde errei?
Isto ocorre porque os diferenciais estão sendo utilizados somente para atrair o paciente.A sua fidelização se dá a médio ou a longo prazo,dependendo do diferencial a ser utilizado.Para o paciente"comprar"nossa imagem de profissionais capazes e confiáveis devemos deixa-los sentir a "Qualidade do Atendimento".
Não falo de qualidade técnica ,mas de uma situação aonde o paciente sinta-se seguro para a realização de seu tratamento.Diagnóstico preciso ,plano de tratamento específico,honorários justos e compatíveis com sua realidade social são importantes,mas o que realmente faz diferença é o tratamento único e personalizado a cada situação.Toda a equipe de trabalho deve estar sintonizada com o ideal de qualidade.Desta maneira o paciente não vê o dentista como um "tapador de buracos",mas sim como um orientador que procura mostrar soluções práticas para seus problemas bucais,independente de valores.
Assim,além de fidelizado ,torna-se um divulgador de nossa proposta de trabalho,como um "outdoor" humano.
Os diferenciais não são como receitas de bolo.Devem ser analisados e individualizados nos aspectos operacionais e financeiros de cada consultório. Cada especialidade e cada região da cidade possuem características próprias que influenciam o público alvo e fazem com que tais diferenciais se tornem atrativos em maior ou menor grau.
Finalmente,não basta somente colocar em prática os diferenciais.Os resultados devem ser monitorados e analisados constantemente para sabermos se a estratégia utilizada esta correta ou se necessita de ajustes.
Quando menos se espera,cria-se no consultório um fluxo constante de pacientes fiéis à qualidade do trabalho prestado e não ao preço e/ou plano de pagamento.


 

*O autor é Cirurgião Dentista graduado pela FOP-UNICAMP, pós-graduando em Gestão de Planos de Saúde. Auditor Odontológico e Coordenador de Produtos da Sadincremental Odontologia. Consultor de Gestão em Odontologia da Odonto Manager.

Artigo publicado na Revista Medicina Social – Edição Set-Out/00. Reprodução parcial do trabalho “A Inovação da Odontologia” – 1º Prêmio SINOG Odontologia 2000.

E-mails para: odontomanager@ajnaweb.com.br

Literatura recomendada

Capacitação em Administração e Marketing na Odontologia  
PLINIO MARCOS MODAFFORE & BERNARDINO MARQUES DE FIGUEIREDO FILHO
Ícone
Cabem algumas observações: a linguagem do livro é muito apropriada e as capítulos estão organizados de forma a facilitar a leitura; importância da Administração, visão Histórica e sua relação com...
Clique aqui e veja mais detalhes.

 

 

Marketing de A a Z   Prazo de entrega:
PHILIP KOTLER
Campus
Philip Kloter revê, neste livro, os conceitos básicos de marketing. Inicialmente, o autor listou 80 conceitos considerados de importância crítica e num formato acessível, selecionável e digerível,...
Clique aqui e veja mais detalhes.

 

 



 

Leia outros artigos relacionados:

 

 
Voltar para os temas  Voltar para a Página Inicial
   

Publicidade